IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de março de 2013

mar
27

NA REDE

Postado por soteropolis

Nesta semana o quadro Na Rede também vai parabenizar a cidade de Salvador pelos seus 464 anos. Que tal conhecer o projeto Salvador Meu Amor? Você ama essa cidade?

São muitas questões a serem discutidas a respeito da Soterópolis, mas acho que no fundo no fundo, você ama também!

Mas pra amar, tem que cuidar, tem que fazer o bem. Foi desta forma que o Salvador Meu Amor surgiu, como uma iniciativa independente, de gestos voluntários de amor pela cidade.
Quinta-feira você vai assistir ao primeiro vídeo da campanha, publicado no site www.salvadormeuamor.org. Nele, tem depoimentos super interessantes de soteropolitanos de todos os gostos, como a produtora cultural Katia Najara, o artista plástico Leonel Mattos, Julio Costa integrante do MUSAS, Edson Souto do Balé da Comunidade, o músico Bruno Masi, entre outras personalidades baianas. Se você ama, nâo perca o Soterópolis desta quinta!

mar
15

Homenagem à Auristela Sá

Postado por soteropolis

Esta semana o Soterópolis prestou uma homenagem à atriz Auristela Sá.

mar
15

Reprise do Soterópolis

Postado por soteropolis

Não conseguiu assistir ao Soterópolis de ontem, dia 14? Não tem problema… Domingo, dia 17, tem reprise às 18h! Está imperdível… tem a famosa Feijoada da Glória, teatro da periferia, entrevista com os DJs e produtores Camilo Fróes e Luciano Matos e muito mais!  TVE, canal 2

 

Acesse também o Portal do IRDEB e acompanhe a nossa programação. Clique aqui

mar
15

Destaques TVE – Diverso

Postado por soteropolis

Uma ótima dica do Soterópolis para hoje…

O Diverso desta sexta (15), às 17h30, mergulha fundo nos fios sociológicos do cabelo, desvendando o viés pop do tema e mostrando como a história das madeixas revela muito sobre nós e sobre o tempo em que vivemos.

Dos movimentos culturais, como o punk, o hippie e o gótico, até manifestações artísticas, como o cinema e a música, além da fabricação de perucas e do papel do cabelo em rituais religiosos e em diversas outras ocasiões, o programa busca entender a importância e simbologia dos fios para além da sua função de protetor solar e artefato de beleza.

No programa desta semana, cabeleireiros e pesquisadores revelam como o cabelo pode marcar uma época e tentam definir o corte perfeito. O Diverso ouve as cabeleiras do salão “Corte Radical” localizado em São Paulo e também entrevista a professora Martha Neves, o cabeleireiro Celso Kamura, além do músico Carlinhos Brown.

Acesse também o Portal do IRDEB e acompanhe a nossa programação Clique aqui

ASCOM IRDEB

mar
14

Jovens da periferia apostam no fazer teatral

Postado por soteropolis

Existe produção teatral na periferia de Salvador? A equipe do Soterópolis foi em busca de grupos que fazem o possível para movimentar esse cenário alternativo, afastado do centro da cidade.

Visitamos dois espaços, o Centro Cultural Plataforma (Subúrbio Ferroviário) e o Colégio Estadual Leonor Calmon (Cajazeiras), onde as artes cênicas pulsam e empolgam muita gente.

 

Grupo Herdeiros de Angola / Foto: Divulgação

 

Em Cajazeiras, a conversa foi com o pessoal da Cia Feromônio, criada em 2010 pelo ator, diretor e educador Isaque Pires. Entre as produções da companhia, está o musical A Lira da Sociedade Alternativa, livremente inspirado no texto político “a lira dos vinte anos” de Paulo César Coutinho e na obra de Raul Seixas, ambas censuradas pela ditadura militar brasileira.

Foto: Divulgação

No final do mês de março, no palco do Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, vão ser apresentadas atividades artísticas de diversos grupos de Cajazeiras, durante a Semana de Arte Gente, uma iniciativa para divulgar a terceira edição do FESTG – Festival de Teatro Gente.

Saiba os detalhes no seguinte endereço eletrônico: facebook.com/grupoferomonio

Nesta quinta, dia 14 de Março, às 22h, TVE canal 2.

mar
14

Homenagem à atriz Auristela Sá

Postado por soteropolis

O Soterópolis desta semana presta uma homenagem à atriz Auristela Sá, que faleceu na última terça-feira (12), vítima de câncer de pulmão. Integrante do Bando de Teatro Olodum, ela iniciou a carreira artística em 1994 e atuou em peças comoBença, Áfricas, Sonho de uma Noite de Verão, Ó Paí Ó e Cabaré da Raça.

A atriz também participou de produções na televisão e cinema. Um dos mais recentes trabalhos de Auristela Sá foi o longa Jardim das Folhas Sagradas, do cineasta Pola Ribeiro.

Vila Verão_Cabaré da RRRRRaça / Foto: João Milet Meirelles

 

Graduada em teatro pela Universidade Federal da Bahia, Auristela quase sempre levava ao palco seu humor ácido. O profissionalismo também foi uma marca da trajetória da atriz, que colaborava ainda como produtora do Bando de Teatro Olodum. A atriz de timbre grave e presença marcante deixará saudades entre colegas e admiradores.

De acordo com a assessoria do Teatro Vila Velha, o cantor e compositor Jarbas Bittencourt se despediu da atriz em versos, numa letra de música que compôs para ela, assim diz a última estrofe e o refrão.

 

“]

Foto: Maise Xavier

Onde é que deságua essa correnteza?

Onde é que essa vida ainda quer me levar?
Onde é que essa mágoa desata em beleza?
Onde houver samba hoje eu quero é sambar!

Ah, lagoinha, vou pra lá!
Ah, lagoinha, vou pra lá!

mar
14

Feijoada da Glória das Sete Portas

Postado por soteropolis
“]

Fotos: Vania Dias

 

Olha gente, a nossa equipe esteve na feira das Sete Portas, em Salvador, porque ouviu falar que aos sábados, Dona Glória Andrade serve uma feijoada completa em seu restaurante, aí a gente aproveitou e convidou a cozinheira em pessoa para nos guiar em todos os preparativos para este prato clássico da culinária brasileira.

 

Primeiro, como dissemos, fomos à feira para comprar as carnes de boi: chupa-molho, peito, costela defumada, músculo, mocotó e fato; as carnes salgadas: carne de sertão, sal-presa, calabresa, bacon e toucinho branco.

Vale lembrar que tudo fica mais saboroso se as carnes são compradas frescas, e não oriundas de algum período congeladas.

 

“]

Fotos: Vania Dias

 

Então fomos em busca dos temperos: cebolas (da convencional e da roxa), cominho, corante, folhas de louro, pimentão, tomate, cebolinha, alho, hortelã-fino e manjericão.

E claro, alguns quilos de feijão (que no caso de Dona Glória, prefere usar do tipo carioquinha, aquele marronzinho).

 

O procedimento para fazer a feijoada em tese é bem simples. Mas o Soterópolis recomenda que você aprenda sendo orientado por alguém que saiba como preparar. Mesmo assim, vamos aos passos:

– Você coloca todas as carnes na panela, devidamente cortadas e tratadas.

– Aí você joga por cima, o preparado com os temperos vegetais e condimentos.

– Então, depois das carnes fervidas com o tempero, você põe o feijão na panela junto com as carnes e temperos pra cozinhar por uma hora e meia (esta quantidade de tempo é porque Dona Gloria fez um panelão pra 150 pessoas).

 

– Aproveite este tempo e vá preparar um arroz, uma saladinha, um molho de pimenta…

Pronto, sua feijoada está pronta para ser abatida (e abater você em seguida). Sirva-se, sirva seus convidados, e cuidado com os exageros.

Ah! E se quiser ir comer a feijoada de Dona Glória Andrade, ela serve o prato lá no restaurante dela, aos sábados. O estabelecimento fica no Largo das Sete Portas, no Mercado das Sete Portas, próximo ao estacionamento.

 

Nesta quinta, dia 14 de março, às 22h; com reprise no domingo, 18h

Acesse também o Portal do IRDEB Clique aqui

mar
13

Na Rede com poesia

Postado por soteropolis

O quadro Na Rede desta semana se rendeu aos encantos da poesia! Mas é claro que todo bom Na Rede tem um toque moderninho! Nesta quinta-feira você vai conhecer dois blogs super bacanas, o Poeme-se e o Olhe os Muros. Mariana Caldas, criadora do Poeme-se contou para o Soterópolis um pouco do seu processo criativo. Já Eduardo Perazza, um dos criadores do Olhe os Muros destacou a importância desses registros ao longo da história da humanidade.

 

Nesta quinta, dia 14, às 22h no Soterópolis; com reprise no domingo às 18h. TVE , canal 2. Acompanhe também a programação da TVE ao vivo Clique aqui

mar
13

Participe do nosso quadro Janela!

Postado por soteropolis

Quer ter o seu vídeo exibido no Soterópolis?
Envie sua produção audiovisual para nossa equipe www.irdeb.ba.gov.br/

Para mais informações, ligue 3116-7377

 

mar
13

Destaque TVE – Comentário Geral

Postado por soteropolis

A palavra do Comentário Geral desta quarta (13), às 19h30, é beleza.

O que diferencia o belo do feio? A beleza está relacionada à percepção de elementos que agradam de maneira singular aquele que a experimenta. Será que se reduz a uma proporção matemática? Ela se encontra no que vemos ou é constituída por nossos olhos? Na realidade, suas formas são inúmeras, por isso é tão difícil se ter alguma explicação científica sobre o que é ser belo.

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.