IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de dezembro de 2011

dez
28

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FIM DE ANO – de hoje a domingo

Postado por soteropolis

 

Hoje, quarta-feira, 28 de dezembro:

  • DEBORAH COLKER > 01h da manhã
    Especial da TV Brasil, com matérias e e trechos de espetáculos, sobre a coreógrafa e bailarina brasileira de importância internacional Deborah Colker.

(demais partes do especial serão apresentadas amanhã e sexta, dias 29 e 30)

 

Amanhã, quinta-feira, 29 de dezembro:

  • SAMBA RIACHÃO > às 22h
    Documentário baiano dirigido por Jorge Alfredo, de 86 minutos, que conta com depoimentos de importantes figuras da cena musical brasileira sobre o sambista Riachão.

 

  • DEBORAH COLKER > 01h da manhã

 

Sexta-feira, dia 30:

  • 100 ANOS ASSIS VALENTE > 22h
    Especial sobre o compositor Assis Valente, nascido em Santo Amaro, em homenagem ao centenário do seu nascimento.

 

  • DEBORAH COLKER > 01h da manhã

 

Sábado, dia 31:

  • ORQUESTRA DE CAMAÇARI > 18h30

 

  • ESPECIAL OS PANTERAS > 20h

 

  • COQUETEL MOLOTOV > com Retrofoguetes> 21h30

Especial de cobertura do show que aconteceu na Concha Acústica, com diversas bandas e cantores, dentre eles a banda bahiana de rock instrumental Retrofoguetes.

 

Domingo, 1 de janeiro:

  • SHOW MARÉ DE LANÇAMENTO> Gerônimo> 00h00

 

  • ESPECIAL MARCOS SACRAMENTO> 100 anos de Assis Valente> 17h

 

  • ESPECIAL 30 ANOS DO GRUPO GARAGEM> 18h30

 

 

  • MARGARETH MENEZES – Show Acusticamente> 20h
dez
27

GRUPO GARAGEM tem destaque no Soterópolis

Postado por soteropolis

 

O Grupo Garagem, trio musical que completa 30 anos de existência, é destaque nessa matéria do Soterópolis, que foi ao ar na quinta-feira passada.

E neste domingo, 1 de janeiro, a TVE exibe também o especial 30 anos Garagem, às 18h30.

O Grupo Garagem é composto por

ROWNEY SCOTT – saxofone
IVAN HUOL – bateria
IVAN BASTOS – baixo

 

dez
27

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS CURSOS DE FÉRIAS DE TÉCNICAS BÁSICAS DE CIRCO E DE TECIDO

Postado por soteropolis

Quem nunca sonhou em subir no picadeiro? No arame? No trapézio? Jogar malabares? Subir na corda e Fazer acrobacias? A Escola Picolino de Ates do Circo realiza a partir de 9 de janeiro mais um curso de férias, que reúne sob a lona crianças e adolescentes de todas as idades que queiram se iniciar nas artes circenses e também se divertir no picadeiro. O curso é encerrado com um espetáculo montado pelos artistas iniciantes.

No curso básico de circo todos os alunos têm aulas de acrobacia e escolhe mais duas das seguintes técnicas: malabarismo, monociclismo, trapézio fixo, corda indiana, equilíbrio em arame e contorcionismo. O curso de Balé Aério (tecido) tem turmas de iniciante e avançado e aceita alunos a partir de 14 anos.
Os cursos serão realizados na Escola Picolino de Artes do Circo.
Av. Octávio Mangabeira, s/nº Circo Picolino
Pituaçu – Salvador – Bahia mas informações 71- 3363 4069


 

 

 

dez
27

Matéria sobre mercado audiovisual

Postado por soteropolis

Disponibilizamos hoje a matéria sobre o mercado audiovisual, na qual entrevistamos diretores e realizadores baianos como Henrique Dantas, Pola Ribeiro, Roque Araújo e Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes distribuidora de filmes nacionais  – www.vitrinefilmes.com.br

Henrique Dantas é diretor do documentário “Filhos de João – O admirável mundo novo baiano” até recentemente em cartaz nas salas de Salvador.
www.filhosdejoao.com.br

Pola Ribeiro ainda está em cartaz com “O Jardim das Folhas Sagradas” e é também diretor do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.
www.jardimdasfolhassagradas.com

Além desses, mostramos alguns trechos dos filmes

“Trampolim do Forte” – trampolimdoforte.com.br – de João Rodrigo Mattos ,
“Bahêa Minha Vida” – baheaminhavida.com.br – de Márcio Cavalcante,
“Capitães da Areia” – capitaesdaareia.com.br – de Cecília Amado
e “Estranhos” de Paulo Alcântara – peram-bu-lando.blogspot.com.

Assista aqui a matéria:

dez
22

Hoje: moda praia, Arnaldo Antunes e cinema no Soterópolis

Postado por soteropolis

O Soterópolis – Melhores Momentos desta quinta-feira (22/12), às 22 horas pela TVE Bahia, apresenta uma reportagem inédita sobre a questão da distribuição de filmes no Brasil, que, ao lado do segmento da produção e do circuito de salas de exibição, integra as etapas fundamentais para a consolidação de uma indústria cinematográfica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na área musical, o espectador poderá conhecer All In One, álbum que a cantora Bebel Gilberto lançou em 2009 e tema de seus shows por diversos países desde então, além do DVD Ao Vivo Lá em Casa, do ex-Titãs Arnaldo Antunes.

O programa exibe ainda o quadro Ponto G, que nesta edição aborda a diversidade sexual, e faz um breve panorama das tendências da moda praia, com dicas de especialistas para as mulheres que desejam “ficar bem” no biquíni.

Dirigido por Silvana Moura, o Soterópolis – Melhores Momentos volta a ser exibido no próximo domingo (25/12), às 18 horas, e também pode ser acompanhado em tempo real pelo portal www.irdeb.ba.gov.br.

dez
20

Na véspera de Natal…

Postado por soteropolis

A véspera de Natal já tem trilha sonora na TVE.
Na noite do dia 24, às 21h30, retransmitiremos o Concerto de Natal NEOJIBA, que aconteceu no domingo passado, como já descrito no nosso último post.

Abaixo, o depoimento de Lelo Filho, que assistiu ao espetáculo ao vivo:


“(…) Concha Acústcia cheia e belo concerto. Prova de que nós, baianos, gostamos mais do que o óbvio, musicalmente falando, mais do que tentam nos empurrar, nos vender, nos fazer acreditar o que seja música feita na Bahia. Jovens, muito jovens, músicos tocando um repertório variado do erudito ao popular. De Beethoven à Tico Tico no Fubá, do Bolero de Ravel a canções de Natal. Bom pra o ouvido de todos que estavam lá. Coral de 180 vozes, de 5 a alguns anos de idade cada! Maravilha sonora, musical. Grupo Garagem junto, vozes do coral do IEM, percussão do Projeto Axé também. Lindo show junto com toda família. E eram muitas famílias! (…)”

Lelo Filho é produtor e ator da Cia Baiana de Patifaria , que atua desde 1987 na cena teatral soteropolitana.

www.ciadepatifaria.com.br

dez
19

CONCERTO DE NATAL NEOJIBÁ

Postado por soteropolis

Ontem, domingo, a partir das 18h, rolou a 4ª edição do Concerto de Natal Neojibá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O grande concerto, que encheu a Concha Acústica do TCA nesse domingo, reuniu no palco 450 músicos/aprendizes, incluindo integrantes da Orquestra Juvenil 2 de Julho e Orquestra Castro Alves, alunos do Neojibá de diversos pontos, e convidados especiais como o Grupo Garagem, percussionistas do Projeto Axé, e o coral do Instituto de Educação Musical (IEM), com 188 crianças.

 

O projeto NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) é uma ação do Governo do Estado, através da FUNCEB – Fundação Cultural e da SECULT – Secretaria de Cultura, em parceria com a OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia. A formação de uma orquestra mirim vem desde 2007 contribuindo para o desenvolvimento e educação e de jovens e crianças baianos através da música, e tem ganhado destaque local e mundial, a exemplo da recente turnê do grupo pela China (veja publicação)

Fotos: Tatiana Golsman


 

Todo o concerto foi transmitido ao vivo pela TVE Bahia, e retransmitido pela internet, através do portal do Irdeb (irdeb.ba.gov.br), por onde é possível ver toda a programação em tempo real e integral do IRDEB, incluindo TV e rádio.

Os ingressos foram trocados por brinquedos ou pacotes de leite em pó, que foram destinadas às ações sociais da Santa Casa de Misericórdia.

Ainda é possível contribuir com a Campanha de Natal do Neojibá.

Acesse o site e blog do projeto:

www.neojiba.org/

neojiba.blogspot.com/

 


dez
16

Irmão Carlos e o Catado

Postado por soteropolis

foto: Denise Salazar

 

Irmão Carlos e o Catado lançam disco novo pela internet

A banda Irmão Carlos e o Catado chega com seu recém lançado disco, Agora é Agora, Depois é Depois, segundo trabalho da banda que mistura a essência do Rock n’ Roll com elementos do manguebeat, psicodelismo e um groove percussivo com instrumentos não convencionais, como panelas, chaves, pinico…e outros objetos literalmente catados na cozinha, na rua, ou mesmo, no lixo.

O novo disco foi gravado, mixado, masterizado e produzido por Irmão Carlos, no seu estúdio, Caverna do Som, e segundo o próprio, “esse é um disco de proveta”. Os outros integrantes da banda praticamente não se encontraram durante as gravações e, por conta disso, ele acabou assumindo o papel de “óvulo fecundado”. O fato é que esse zigoto teve um ótimo desenvolvimento embrionário! Já está disponível para download e em breve terá sua versão física lançada.

Das 11 faixas do álbum, 6 são antigos sucessos da banda em novas roupagens e mixagens, inclusive com as participações especiais de Cebola Pessoa (sintetizador em Tempero Verde) e Angelo Rosário (contra-baixo em Sedução Barata). As outras 5 faixas são inéditas, a começar por Vegetariana, que abre o disco constatando que “a muriçoca existe por que a lagartixa é vegetariana”.

A quarta faixa, Corrida de Cavalo, contou a participação de Nery Leal (baixista da Maglore) no violão, além de experimentações no uso de instrumentos percussivos arremessados ao chão ao invés de serem tocados.

Papel Molhado e Não Acordo Cedo também são inéditas, além da faixa título, Agora é Agora, Depois é Depois, que brinca com palavras de significado oposto. “Pra acordar, não precisa dormir. Pra chegar, antes tem que sair”.

A banda demonstra um grande amadurecimento musical neste novo disco. Experimentação, qualidade técnica e letras inteligentes e irreverentes ao mesmo tempo, misturando simplicidade e profundidade pra ninguém botar defeito.

Vale a pena baixar o som deles e curtir!

Irmão Carlos eu Catado é formado por: Irmão Carlos (voz e efeitos), Helder El-Bachá (baixo), Duda Brandão (guitarra), Dani Mota (percussão e backing vocal) e Sidnei Santos (bateria).

dez
16

Juliana Ribeiro e Baiana System gravam especiais

Postado por soteropolis

Na próxima semana, o Teatro do IRDEB será palco para apresentações gratuitas de duas grandes realidades da música baiana. Na segunda-feira, dia 19, a cantora Juliana Ribeiro promove o show Amarelo, baseado no disco homônimo lançado este ano e que faz um panorama de ritmos brasileiros derivados do samba, como o lundu, o maxixe e o jongo. Na terça-feira, dia 20, é a vez da banda Baiana System se apresentar e mostrar a sua abordagem particular da guitarra baiana, aliada à dubs e música africana. Os dois shows começam às 21h. É bom chegar cedo, pois os ingressos serão distribuidos na bilheteria do teatro na  hora do show.

 

Juliana Ribeiro

Juliana Ribeiro

O show de Juliana Ribeiro pode ser comparado à uma viagem no tempo. A cantora percorre séculos da história do samba no espetáculo, seja na repertório, seja nos depoimentos realizados entre as canções sobre os ritmos apresentados. De um lundu composto em 1880 por Xisto Bahia (Isto é Bom), passando por ijexás (Xica Xangô de Ouro, de seu irmão, Arthur Ribeiro), sembas angolanos à composições de J. Velloso e da própria cantora, o show  conta ainda com a performance de dançarinos ilustrando as músicas, para facilitar a compreensão dos ritmos através da dança. E bagagem para dar uma aula sobre o assunto não falta à Juliana. Além de cantora, Ribeiro é Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, e defendeu como tese uma extensa pesquisa sobre o samba e suas influências sobre o público e variações.

 

Baiana System

Baiana System

A banda Baiana System também utiliza elementos da cultura baiana, aliados à influências como o hip hop, música caribenha e ragga. O grupo pode ser visto como uma homenagem à sonoridade da guitarra baiana, eternizada por Armandinho e talvez o instrumento que mais personifique a Bahia. Tocada sobre bases eletrônicas e ritmos até então não explorados com o instrumento, a guitarrinha prova que não é peça de museu (já que sua presença no carnaval, onde adquiriu notoriedade, não acontece como antigamente) . Os Soundsystem´s de reggae também são influências diretas para o som da banda, visto a presença do vocal de Russo Passapusso. Completam o grupo Robertinho Barreto, idealizador do projeto e dono das “cordinhas”, o percussionista Wilton Batata, o baixista e produtor Marcelo Seco e o DJ Chico Côrrea.

 

 

dez
15

Gravação do Especial

Postado por soteropolis

Especial de Verão da TVE com juliana Ribeiro

Nesta segunda -feira , dia 19,às 21h, você está convidado a participar da gravação do especial de verão da TVE -com Juliana Ribeiro.

A apresentação será no Teatro Irdeb , na Federação.

No palco, a artista apresentará o Show do CD Amarelo, lançado este ano , com 13 canções , resultado de uma pesquisa que harmoniza ritmos como jongo , semba angolano , batuque , MPB, ijexá maxixe e o samba

A gravação resultará num DVDao vivo

No mesmo dia , Juliana Ribeiro estará lançando seu site : www.julianaribeirocanta.com.br

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.