IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de outubro de 2011

out
26

O SERTÃO COMO PONTO DE PARTIDA

Postado por soteropolis

Com o nome inspirado no romance de cavalaria  Sertanílias, de Elomar, o grupo Sertanília  faz uma música inspirada na sonoridade das manifestações musicais do sertão.

Composto por Aiace (vocalista), Leilane dos Santos (violoncelo), Anderson Cunha (viola), Diogo Flórez (percussão) e Tainnã Chagas (percussão), o grupo foi formado em 2010 e tem o sertão como ponto de partida para a busca de uma música universal, nascida a partir da união das três culturas que formam a identidade brasileira – o negro, o índio e o ibérico.

Veja imagens da música Perfume de Flor:

Sertanília está entre os 14 finalistas do ix Festival de Música da Rádio Educadora, com a música Nobre Folia.

O Soterópolis recomenda!

out
25

Assista no Soterópolis desta quinta-feira

Postado por soteropolis

Pra quem está com saudades, o Soterópolis já começou a exibir algumas matérias inéditas. Nesta quinta-feira (27) vamos apresentar o novo livro da fotógrafa e editora Arlete Soares, Anônimos, que foi montado a partir de fotografias capturadas entre 1977 e 1993, em visita à Índia, Paquistão, Afeganistão, Egito, Tibete, China e Nepal. Assista aqui a matéria MATERIA ARLETE SOARES.

Além disso, você vai rever a matéria com a cantora Manuela Rodrigues sobre o lançamento do seu segundo disco, Uma Outra Qualquer Por Aí, que apresenta 12 faixas de composições próprias e de parceiros da sua geração, como os baianos Leandro Moraes e Álvaro Lemos, e os paulistas Clima e Romulo Fróes, que assinam a canção que empresta o título ao disco. A cantora contou para o Soterópolis sobre as novidades do trabalho.

Crimes homofóbicos infelizmente ainda são uma realidade no nosso país e, segundo o GGB (Grupo Gay da Bahia) os números vem crescendo nos últimos anos. Um relatório anual divulgado pelo grupo, aponta que no ano passado foram registrados duzentos e sessenta assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil, um aumento de cento e treze por cento se considerado os últimos cinco anos. Este dado coloca o Brasil no primeiro lugar do ranking de violência contra homossexuais.

O dia 17 de maio de 1990 foi importante para a comunidade LGBT e toda sociedade brasileira. A organização mundial da saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças e, por isso, a data ficou marcada como o dia mundial de luta contra a homofobia. Confira mais sobre essa história na matéria especial sobre crimes homofóbicos.

Você gosta de fettuccine? No programa de amanhã vamos ensinar para você, como preparar o Fettuccine Profumo di Bosco, prato italiano que combina alguns tipos de cogumelos. Clique aqui e veja o vídeo.

Ainda tem uma matéria sobre Design Sustentável. Você sabe o que é isso? O Soterópolis foi até o bairro do Candeal pra descobrir como esta prática tem ajudado os moradores.

 

Assista ao Soterópolis nesta quinta-feira a partir das 22 horas.

Reprise no Domingo às 18 horas

 

out
21

Para você que não assistiu ontem…

Postado por soteropolis

Ontem teve reprise do Sot!

Você que perdeu, ainda pode assistir no domingo nossas matérias sobre:

MACROBIÓTICA Luciana Accioly encarou o desafio de passar uma semana comendo apenas comida macrobiótica. A reportagem conta com o depoimento valioso de Tomio Kikuchi, considerado o introdutor da macrobiótica no Brasil. Até que ponto a alimentação pode inteferir nas nossas emoções?

CRIANÇAS – Chega de ficar na frente do computador e da tv ! O verão está chegando. Que tal empinar uma arraia, jogar uma gude, andar de patinete ??

GAMES – Você sabia que aqui na Bahia já existem grupos que criam jogos eletrônicos? É, este é um mercado em constante crescimento. Apesar do brasil não competir comercialmente, o segmento de games educativos anda com bastante fôlego.

MODA ARTESANAL – Muitos estilistas têm criado peças exclusivas e artesanais. Na Bahia, este mercado cresce bastante e agrada cada vez mais.

CHORINHO – Vamos ver uma reportagem sobre o Chorinho de Nazaré, uma iniciativa do grupo cultural Canto da Praça, que transforma a Conselheiro Almeida Couto numa verdadeira pista de dança.

Não perca: domingo às 18h

(As matérias acima foram editadas em 2009)

out
14

CHITA FINA NO D’VENETTA

Postado por soteropolis

O espaço cultural D’Venetta receberá o grupo de samba “Chita Fina”, formado por instrumentistas da Escola de Música da UFBA. Inspiradas em sons originados do Recôncavo baiano, através dos mestres Roberto Mendes e Roque Ferreira, do samba-rock (Jorge Ben Jor, Wilson Simonal), do samba de primeira (Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Cartola) e da MPB (Chico Buarque, João Bosco, Nelson Gonçalves), Neila Alcântara, Poliana Coelho, Isabela Rego, Erica Sá, Ingrid Steinhagen, Geovana Franco e Tacila Almeida unem experiências e linguagens numa proposta musical genuinamente brasileira. Juntas, mostram que valorizar a canção de raiz é o mesmo que bater no peito e reafirmar-se, com orgulho, a “brasileirice”. O grupo tem como “carro-chefe” um samba do glorioso Roque Ferreira, música que deu nome ao grupo. 

D’Venetta é um espaço cultural irreverente. Rústico e, ao mesmo tempo, moderno. Com paredes de barro batido e tijolinhos aparentes, o espaço é dividido em diversos ambientes e decorado com objetos de época. De caixa registradora e máquina de escrever a diversos modelos de máquina fotográfica. Todos os objetos estão harmoniosamente distribuídos e ajudam a compor a estética do lugar. Mesas, de tamanhos e formatos variados, feitas com madeira reciclada e confeccionadas em mosaico (obra de arte dos proprietários), estão dispostas em todo o casarão. Localizada na rua dos Adobes, no bairro histórico do Santo Antônio Além do Carmo, muita gente passa despercebida pelo lugar, que não tem aviso, nem placa. Ainda assim, em menos de dois anos de existência, o espaço cultural D’Venetta já é sucesso e tem  conquistando gente de diversas partes do mundo.  De artistas, militantes, ativistas sociais, profissionais liberais, moradores locais a turistas que vivem ou passeiam pela região, o espaço vive do boca a boca e das boas recomendações dos que já passaram por lá.

 

 

Chita Fina e Convidados
Neste domingo (16/10/2011), às 14h
Espaço Cultural D’venetta
Rua dos Adobes, N° 12, St° Antônio – Próximo a Ladeira do Boqueirão
Ingresso: R$ 8,00

 

 

 

 

Por:  Andrea Chaves
out
13

Veja os destaques do Soterópolis

Postado por soteropolis

Nesta quinta-feira, às 22h, vai ao ar o Soterópolis na TVE. Apesar da reformulação, o programa tem matérias inéditas e reportagens que você vai gostar de rever. Entre as reapresentações, matérias sobre o estilo retrô na moda, na decoração, na música e no cinema. Entre as reportagens inéditas, um bate-papo com o escritor paraibano Ariano Suassuna, defensor da cultura popular brasileira. A gente mostra também os bastidores da TVE e fala sobre a reformulação do Soterópolis. Você já sabe que pode entrar em contato com nossa equipe através do e-mail soteropolis@gmail.com ou pelo telefone (71) 3116-7377. Então, não deixe de ver o Soterópolis nesta quinta, às 22h, com reapresentação no domingo, às 18h.

Assista ao vídeo Bastidores da TVE

out
5

Confira amanhã no Soterópolis

Postado por soteropolis

Estamos reprisando as melhores matérias do Soterópolis, e a próxima vai passar amanhã, às 22h e no domingo 18h.
Se você ainda não viu, não perca a chance!

 

MÚSICA: Exibiremos uma matéria de 2009 sobre MÚSICA VIRTUAL, e como a internet tem redefinido a indústria musical. Conversamos com a banda OS IRMÃOS DA BAILARINA e com o músico LUCAS SANTTANA para saber como que eles lidam com a rede mundial de computadores. -Matéria de 2009.

 

BRINQUEDOS: Já entrando no clima do Dia das Crianças, o SOTERÓPOLIS relembra a matéria em que convidou quatro garotas bem espertas para desvendar os mistérios de duas fábricas de brinquedos. Juntas, Maria Eduarda, Caroline, Giovana e Vitória conheceram o funcionamento e o processo de montagem de bonecas e brinquedos.

HQ: Você ainda acha que histórias em quadrinhos são destinadas exclusivamente ao público infantil? Há muito tempo temas adultos e tramas complexas ganham a fidelidade dos leitores e são sucesso de vendas e abrem caminho para uma enorme diversidade de produtos da indústria do entretenimento. Vamos conferir?
Falando em quadrinhos, a TURMA DO XAXADO, criada pelo cartunista baiano Antônio CEDRAZ, comemorou em 2009 dez anos e mil tiras em quadrinhos publicadas, e o Soterópolis foi conferir.

CIRCO: O ofício do palhaço – Matéria de 2010.
FAMÍLIA: Dizem que a família é a base da sociedade. Há algum tempo, o que se tem visto pelo mundo são diversas configurações do que vem a ser esta instituição social composta por pessoas ligadas por laços biológicos ou afetivos. Quando você pensa na palavra “família”, o que lhe vem à cabeça?

Quinta – 22h (amanhã!)
Domingo – 18h

Até lá!

out
4

A nova fase do Soterópolis

Postado por soteropolis

Olá pessoal

 

Neste período em que passamos pelo processo de reformulação e buscávamos um novo apresentador pro nosso programa, recebemos apoio de muita gente boa e disposta a ajudar.

 

Gostaríamos de agradecer a todos que se dispuseram e se candidataram à vaga de apresentador, pois além de lisonjeiro, pudemos perceber quanta gente talentosa existe ao nosso redor.

 

Durante os meses em que nos preparamos para a nova fase do programa, reexibimos as reportagens mais interessantes que fizemos nos últimos anos – e tivemos um ótimo nível de retorno dos telespectadores. Agradecemos mais uma vez, e continuamos a trabalhar pra levar a vocês a sua revista eletrônica de arte, cultura e entretenimento. Continuem nos enviando sugestões através do nosso email soteropolis@gmail.com . Nos vemos em breve, cheios de novidades!

 

Equipe do Programa Soterópolis – TVE

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.