IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de setembro de 2011

set
28

Salve, Tim Maia!

Postado por soteropolis

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1942, nascia Sebastião Rodrigues Maia, popularmente conhecido como Tim Maia, foi um cantor, compositor, produtor, maestro, guitarrista, baterista, multi-instrumentista, um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB e um dos maiores ícones da música no Brasil.

Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Em 1970, gravou seu primeiro LP “Tim Maia”, que rapidamente tornou-se um sucesso país afora com músicas como “Azul da cor do mar” e “Primavera”. Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com “Não Quero Dinheiro” e “Gostava tanto de você”. Em 1988, venceu o Prêmio Sharp na categoria “Melhor Cantor”.

E para comemorar essa data especial e matar a saudade, a Radio Educadora FM selecionou vários programas especiais sobre esse grande artista.

Acessem a pagina virtual da Radio Educadora FM e confira a programação: http://www.irdeb.ba.gov.br/educadora/catalogo/list?busca=tim%20maia

 

 

Por: Andrea Chaves

set
22

Literatura, dança e circo estão entre os destaques do Soterópolis que passa por reformulação

Postado por soteropolis

Nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, às 22h, com reprise domingo, dia 25 de setembro, às 18h, você vai rever uma reportagem sobre o cafezinho, bebida que é paixão nacional. A gente também visita o Circo Picolino e relembra a trajetória do espaço. O Soterópolis relembra ainda a história do grupo de dança de vanguarda Intercena, que na década de 70 reunia artistas de diversas áreas e tinha como principais características o diálogo com outras linguagens artísticas.

E não para por aí. Nossa equipe conversou com o escritor Ruy Espinheira sobre literatura, jornalismo e sobre o tempo, tema recorrente na vasta produção dele. Você vai ver também uma matéria inédita sobre a exposição “Pense Diferente”, com trabalhos produzidos por jovens da Oi Kabum.

Não esqueça, o Soterópolis vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, com reprise domingo, às 18h. Você pode participar da reformulação do seu programa semanal de arte e cultura. Ligue para (71) 3116-7377 ou envie e-mail para soteropolis@gmail.com

 

set
16

Postado por soteropolis

Circo Picolino

O Soterópolis continua em seu processo de reformulação e estamos abertos à sugestões de pautas, de quadros, vídeos para exibição. Fiquem à vontade para contribuir com nossa mudança! Com a produção à todo vapor para o novo programa, estamos reexibindo matérias que marcaram os últimos meses de trabalho.

A redefinição do cenário fonográfico, a relação da música com a rede mundial de computadores.; a companhia de dança de vanguarda dos anos 70, Intercena; um passei pelo Circo Picolino, que fez 25 anos; o perfil do ciclista mais conhecido da capital baiana, Ary Gil, que nos falou da sua vida e sua relação com a “magrela”; ainda um papo sobre literatura, jornalismo e o tempo, com o escritor Ruy Espinheira.

O programa tem reprise no dia 18/09, Domingo, ás 18h.

set
9

Postado por soteropolis

Quadro "Devaneios" com o artista plástico Ramiro Bernabó.

Essa semana reunimos mais matérias especiais para reprisarmos no Soterópolis

Ainda em processo de reformulação, o programa irá exibir matérias diversas do nosso último ano de trabalho. Artes plásticas, dança, música, literatura fazem parte do cardápio de nossa semana.

Faremos um parâmetro do cenário literário independente de nossa capital em uma conversa com jovens escritores baianos. Um papo com o artista plástico portenho radicado na Bahia, Ramiro Bernabó, em seus devaneios com Luciana Acioolly. A Banda de rock independente, Vendo 147, também dará o ar da sua música mais uma vez nessa mistura. Dança contemporânea, com o Grupo Salto, importante companhia fundada nos anos oitenta. Além de um giro pelo centro histórico de Salvador, que por muitos anos funcionou como centro comercial de nossa cidade, mas hoje, como anda?

O soterópolis tem apresentação na quinta-feira, dia 09/09, as 22h, com reprise no domingo, 12/09, as 18h.

set
1

Confira do programa de hoje

Postado por soteropolis


 

 

O Soterópolis continua de férias, mas pra matar a saudade vocês podem conferir os melhores momentos do programa no mesmo horário de sempre. Quinta às 22h e Domingo às 18h na TVE – BA.

Essa semana vamos reprisar uma série especial sobre a música instrumental baiana, com algumas das pessoas que colaboraram com o início deste movimento. Infelizmente poucas pessoas conhecem e prestigiam estes grandes músicos, mas nosso programa sabe dar valor aos bons artistas da terra!

Na matéria sobre gestão de casas de espetáculos ouvimos os empresários e administradores do setor. Eles acreditam que apenas apresentações de peças não sustentam um teatro. A equipe do Soterópolis foi saber porque isso acontece e quais as estratégias para manter um espaço cultural.

No quadro devaneio, o artista visual baiano Maxim Malhado é o nosso convidado.

Ainda tem uma matéria especial sobre bicicletas. Andar de bike pode ser uma alternativa saudável e uma forma econômica para driblar o trânsito caótico das cidades. Já pensou em tirar a magrela da garagem, calibrar os pneus e pedalar?


Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.