IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de maio de 2011

mai
27

Série Novos Fotógrafos chega ao fim entre o documental e fotojornalismo

Postado por soteropolis

Foto: Robson Mendes

Foto: Robson Mendes

Prado é fascinado pelo ato de fotografar, pelo contato direto com as pessoas, pela fotografia documental. Mendes encontrou a fotografia ligada ao desafio do dia a dia, enquadrando a realidade através do fotojornalismo.

Prado sonhava em ser diretor de arte até experimentar o dia a dia de uma agência de publicidade. “Descobri um mundo que eu não sabia que existia. A execução do trabalho da gravação me fascinou, o trabalho braçal. Você tem que criar, resolver problemas que surgem o tempo todo. Montar e desmontar equipamentos, levar pra editar. Descobri que a fotografia tinha tudo a ver com isso”, relata Prado.

Mendes queria fazer jornalismo impresso, trabalhar diretamente com as palavras. Nem imaginava que o jornalismo poderia trazer  uma nova perspectiva. Agora ele escreve com imagens. “No jornal impresso, no fotojornalismo, foto não pode faltar. Não tem desculpa”, revela Prado.

Com histórias e interesses diferentes, os dois fotógrafos, Ricardo Prado e Robson Mendes, finalizam nossa série Novos Fotógrafos.

 

Foto: Ricardo Prado

Foto: Ricardo Prado

mai
20

Yoba em turnê

Postado por soteropolis

Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, a maior formada pelo Neojibá

A Orquestra Juvenil da Bahia (Yoba), formada pelos melhores músicos do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), realizou concerto de abertura da temporada 2011, na Sala Principal do Teatro Castro Alves com cerca de 100 jovens músicos que se apresentam sob a regência e solo do maestro e pianista Ricardo Castro, executando peças de Ludwig Van Beethoven, Franz Liszt e Richard Wagner.

“Abriremos a temporada com um programa especial em torno de Franz Liszt, comemorando na ocasião os 200 anos de nascimento deste grande compositor e pianista húngaro. Anunciaremos também muitas novidades para a temporada 2011”, afirmou o maestro e diretor do Neojiba, Ricardo Castro.

Entre os destaques de 2011, está o convite recebido pela Yoba para voltar a Londres, em maio, para um concerto com o pianista chinês Lang Lang, no Southbank Centre. Com apenas 28 anos, Lang Lang já é um dos maiores pianistas da atualidade, citado pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2008, se apresentou na abertura das Olimpíadas de Pequim e foi nomeado pela Recording Academy como embaixador cultural da China. Mais recentemente foi escolhido como embaixador mundial para a Expo Xangai 2010.

Depois de se apresentar no Queen Elizabeth Hall durante a primeira turnê pela Europa, realizada em julho do ano passado, a Yoba fará sua estreia no palco do Royal Festival Hall para uma plateia estimada em três mil pessoas.

O público soteropolitano terá a oportunidade de assistir a uma prévia do programa que será executado na Inglaterra no 2º Concerto de Temporada 2011, que será realizado no Teatro Castro Alves, em 11 de maio, às 20h.

Alemanha, Suíça e São Paulo – Ainda em 2011, a Yoba realiza importantes concertos em festivais na Alemanha e na Suíça, e volta a São Paulo, desta vez como convidada da prestigiada série Mozarteum Brasileiro. Além dessas ações, as orquestras e grupos do Neojiba fazem vários concertos em Salvador e no interior.

“Será mais um ano importante, marcado por ações que visam tanto à expansão do programa para o interior baiano, com formação de novos núcleos orquestrais, quanto ao fortalecimento da imagem doNeojibá no Brasil e no exterior”, disse Ricardo Castro.

mai
19

Narrativas pessoais – Nicolas Soares

Postado por soteropolis

O corpo como vontade e representação, paródia à parte, se Shopenhauer estivesse vivo, ele estaria boquiaberto diante da produção artística contemporânea.
Duchamp mexeu com as bases e os artistas conceituais mudaram para sempre o modo de se fazer, pensar e recepcionar as obras de arte.
Com a fotografia não foi diferente. A estética clássica desenhada pela fotografia documental vem sendo substituída pela foto conceitual, que mistura a imagem a outras linguagens artísticas.
Cada vez mais confessional, a fotografia quer expressar o universo do a artista e o corpo é a melhor forma para experimentar novos caminhos.
Nicolas Soares, nosso penúltimo fotógrafo da série, está antenado com esta “nova” fotografia. Suas imagens são verdadeiros diários, espelhos do seu cotidiano.
O belo no sentido clássico não interessa mais. O que merece ser exposto é algo particular, íntimo. Cabe ao público invadir este universo. Só através deste ato e diante da dor e da alegria do outro, que o espectador é capaz de entender o seu próprio mundo.

CAPA3


mai
19

Artista Baiano Sapiranga lança CD Segredos do Tempo

Postado por soteropolis

Sapiranga

Nascido em Gandu, município da Zona da Mata ao sul da Bahia, Antonio Neto, o Sapiranga, lança em seu segundo disco, “Segredos do Tempo”, sua obra musical com um estilo próprio, que o artista define como “música da Zona da Mata”. Com melodias e canções inspiradas nos sons da natureza de sua terra, como rios, pássaros e ventos, suas letras dizem sobre as questões do ser humano, influenciadas pelas suas vivências pelo mundo afora.

Com mais de 10 anos de bagagem musical, vindo de “Pássaro Noturno”, gravado em 2005 em São Paulo, Sapiranga fez questão de retornar à Salvador para produzir seu segundo disco, lançado pelo Selo Cacimba Discos, em parceria com a Editora Vento Leste.

O disco conta com 11 faixas todas de autoria de Sapiranga, com 2 participações e foi lançado para todo território nacional, à venda em todas as lojas da Livraria Cultura.

O cantor faz show de lançamento dia 11 de junho no Pelourinho.

Conheça a música que dá nome ao álbum:

Sapiranga – Segredos do Tempo

mai
19

Comida di Buteco, Etapa Salvador

Postado por soteropolis

maxixe1

Entre os dias 15 de abril e 15 de maio, uma verdadeira maratona gastronômica tomou conta dos bares de Salvador. Nossa cidade, pela quarta vez participou do Comida Di Buteco (que rola simultaneamente em 15 cidades brasileiras), concurso que instiga os botecos a se esmerarem pra melhorar a qualidade dos serviços, além é claro, de mexer com a criatividade das cozinhas a produzir delícias cada vez mais inusitadas.

A iguaria escolhida para ser trabalhada este ano pelo concurso foi o maxixe. Hortaliça originária da áfrica, o item não é bem vindo em toda mesa, e tem gente que chega a fazer cara feia quando ouve falar no vegetal. O que significa o maior dos desafios para os concorrentes, já que teriam que tornar gostosa, atraente e criativa, uma comida vista com grande preconceito.

Teve gente que fez escondidinho de maxixe, bolinho de maxixe, palito de maxixe com frutos do mar, maxixe recheado de carne, maxixe gratinado e até mesmo sushi de maxixe. Razão o suficiente pro público se despir de preconceitos em torno do vegetal verdinho espinhoso.

Em Salvador, 31 bares concorrem ao título de campeão 2011 do Comida Di Buteco, e a tarefa não é fácil – não só a qualidade da comida é votada, mas a higiene do local, atendimento e até a temperatura da bebida – ou seja, não é tarefa fácil, e de um modo ou de outro, rola uma motivação pra que os estabelecimentos busquem essas melhorias.

O encerramento do Comida Di Buteco será dia 28 de maio, num evento chamado de “Saideira”. É lá que saberemos quem será o vencedor da etapa soteropolitana. Nos resta torcer, não só por um vencedor, mas pra que o esmero pelos bons serviços continuem por todo o ano, não apenas no mês do concurso.

maxizuzu

Ah! Conheça os bares e pratos concorrentes aqui no site: http://www.comidadibuteco.com.br/salvador


mai
19

Poesia e Radionovela na programação da Educadora FM

Postado por soteropolis

radionovela2azul3

Novos formatos de programas radiofônicos integram a grade da Rádio Educadora FM 107.5. No dia 25 de abril, estreou a radionovela A Deusa do Cangaço, a primeira de quatro radionovelas que integram o projeto Nova Rádio Caleidoscópio, vencedor do edital de Apoio à Produção de Programas Radiofônicos de 2010, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB – e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

O projeto, realizado pela É Companhia de Invenções Artísticas e a Cia. Brasil de Teatro, inclui propõe uma homenagem ao próprio rádio. As produções são ambientadas em diferentes períodos históricos brasileiros e divididas em 10 capítulos que vão ao ar sempre às 8h30 e às 17h30.

Além da radionovela, outra novidade na programação da emissora é o projeto Minutos de Poesia, lançado no dia 12 de maio. Trata-se de uma série de programetes radiofônicos com declamações de poemas, veiculados desde o dia 16, em dois horários, 11h30 e 23h30.

Dirigido pelo ator Gideon Rosa e roteirizado por Paulo Trocolli, o projeto também foi contemplado pelo Edital de Apoio à Produção de Programas Radiofônicos de 2010, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

No elenco de Minutos de Poesia, estão importantes vozes do teatro baiano, a exemplo de Harildo Déda, Yumara Rodrigues e o próprio Gideon, além do grupo Panacéia Delirante, formado por Camila Guilera, Jane Santa Cruz, Lara Couto, Lilith Marques e Milena Flick.

Você pode ouvir tudo pelo site da Educadora FM.

mai
18

Manuela Rodrigues lança segundo CD

Postado por soteropolis

capa_uoqpa_frente_web


De talento versátil, Manuela Rodrigues tem se destacado no cenário musical da Bahia. A cantora e compositora agrega às composições originalidade, irreverência e humor. No dia
24 de maio (terça-feira), ela lança o segundo CD da carreira, Uma Outra Qualquer por Aí, com pocket-show na Livraria Cultura (Teatro Eva Herts – Salvador Shoping), às 19h.

O disco, lançado pelo selo Garimpo Música, da produtora baiana Cada Macaco no Seu Galho, foi gravado e mixado no estúdio Casa das Máquinas, do músico Tadeu Mascarenhas, parceiro também em Rotas (2003), álbum de estreia de Manuela.

O disco apresenta 12 faixas de composições próprias e de parceiros da sua geração, como os baianos Leandro Moraes e Álvaro Lemos, e os paulistas Clima e Romulo Fróes.

Os músicos Tadeu Mascarenhas, Son Melo, Lalinho e Júlio Caldas acompanham Manuela nesse disco, gravado como se fosse ao vivo, o que permitiu captar a energia do grupo.

Na ocasião do lançamento, o álbum estará disponível para venda, sendo também distribuído pelas demais unidades da loja no país. As faixas do repertório estarão disponibilizadas para ouvir no site oficial da artista, lançado simultaneamente ao disco.

(more…)

mai
18

Envie seu material!

Postado por soteropolis

Não deixe de mandar conteúdo para nós! Fotos e vídeos para o Quadro Janela. Enviem para o soteropolis@gmail.com

mai
13

Design Sustentável

Postado por soteropolis

Acessórios ONG PRACATUM

O Instituto de Design Social, do grupo OVERBRAND, ensina garotas do bairro do Candeal a produzirem artesanato de qualidade e auto-sustentável.

Através de oficinas na Associação Pracatum, conhecimentos que aliam desing e sustentabilidade são passados e transformados em belos e originais acessórios de moda. Essas lições auxiliam as artesãs a compreenderem os processos de fabricação, materiais, modos de consumo e venda das peças.

A inspiração para os desenhos, cores e formas das peças é buscada na própria cultura das garotas, que abusam da criatividade para compor diversos tipos de acessórios.

O IDS ainda atua em várias comunidades do interior baiano, como Rio de Contas, Maragogipinho, Tijuaçu, Jaguaripe, Maracangalha, Macururé e Salgado.

ids

A Pracatum também oferece diversos cursos de capacitação, como inglês, moda e costura, arte, capoeira, dança, literatura e desenvolvimento comunitário, além, é claro, da música, sua principal vertente educacional.

Conheça as instituições através dos sites:

http://www.carlinhosbrown.com.br/mosaico/trabalho-social/pracatum-escola-de-musica/

http://www.overbranddesign.com.br/ids

mai
13

Exposição “Séries” de Elisa Galeffi

Postado por soteropolis

Elisa Galeffi nasceu em Salvador, mas vive no Rio de Janeiro desde 1991. É formada em artes plásticas pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em restauração de obras de arte e design de móveis pela Universitá Internazionale Del`Art, em Florença, Itália. O trabalho da artista reúne uma diversidade de técnicas e interesses, especialmente o design de objetos utilitários, como pode ser isto na exposição “Séries”.

Onde: Bahvna Espaço Cultural

(Rua Alagoinhas, 362, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho – mesma rua onde morou Jorge Amado). Tel: 3334-1081

Visitação: até 14 de maio, de segunda a sexta das 9h às 18h


Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.