IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico para categoria ‘Internet’

ago
14

Entrevista Ivani Santana

Postado por soteropolis

Por Danúbia Lisboa

Entrevistamos a professora Ivani Santana, referência nacional na área de dança. Conversamos sobre o seu novo projeto, que une espetáculo e intervenção urbana e também sobre o seu interesse na articulação entre dança e tecnologia, que tem tido grande relevância dentro do campo contemporaneidade. O que isso impacta no campo, no público, no cenário das artes em geral? E quais as origens dessa relação?
Ela nos respondeu todas estas questões e muitas outras! Assista hoje às 22h no Soterópolis!

 

 

 

 

mar
21

Quadro NA REDE

Postado por soteropolis

por Danúbia Lisboa

Atualmente a “faça você mesmo” está se popularizando, principalmente na internet. A partir de blogs e sites que ensinam como podemos executar tarefas e intervenções em nossa casa ou em objetos para que possam ser reutilizados e reformados por nós mesmos. E o quadro “Na Rede” do programa dessa semana trouxe uma dica muito interessante. É o blog “E se essa casa fosse minha”, que propõe o “faça você mesmo” . A autora narra a sua própria experiência na reforma e decoração do seu apartamento, onde ela mesma foi responsável pelas pequenas obras e decoração de todos os cômodos. No blog você encontra o passo a passo de todas as reformas, além de alguns vídeos que podem auxiliar na execução. O melhor é que todas as dicas apresentadas por ela são de baixo custo.

Visite o site http://www.eseestacasafosseminha.com .

fev
17

Horário do Soterópolis

Postado por soteropolis

Com o encerramento do horário de verão a nossa programação volta ao horário normal. Todas as quintas na TVE às 22h. Reprise aos domingos, 19h; e terças às 23h30.

jan
10

Ativismo digital

Postado por soteropolis

Foto: Mídia Ninja

Definitivamente, os protestos mudaram. Em tempos de ativismo digital, uma manifestação numa praça pública, com cerca de três mil pessoas, não fica restrita apenas àquelas que estão no local. Pode multiplicar esse número… uma, duas, três vezes. Quem está em casa, sentado no sofá, com seu smartphone, tablet, notebook ou PC conectado à internet, também se manifesta.

Nos protestos que sacudiram o Brasil em meados de 2013, as redes sociais serviram como elemento aglutinador. O coletivo jornalístico Mídia Ninja ganhou visibilidade em todo o mundo devido às transmissões ao vivo das manifestações. Para o jornalista Bruno Torturra, um dos idealizadores do grupo, ativismo digital é simplesmente ativismo. Ele explica ainda que ativista é a pessoa que toma a decisão de participar do processo político, coletivo, social.

O videomaker Rafael Puetter escolheu o viés do humor. Em seu blog de jornalismo humorístico (rafucko.com), estão vídeos descontraídos sobre diversos problemas sociais. E claro, as manifestações e a cobertura da imprensa foram um prato cheio.

O ativismo digital não mobilizou agentes apenas no eixo Rio-São Paulo. A convocação feita através do mundo virtual surtiu efeito em capitais e cidades do interior de todo o Brasil. Salvador testemunhou movimentos fortes como o Desocupa e Passe Livre.

O Soterópolis preparou uma matéria sobre o assunto. Confira no vídeo abaixo:


 

 

dez
16

O meu encontro com Camilo Aggio

Postado por soteropolis

Por Vania Dias

O pesquisador de campanhas online, Camilo Aggio, é o nosso entrevisado no programa de hoje! Como o próprio sobrenome sugere, Camilo é dessas pessoas ágeis, de pensamento rápido e fala segura. Em um momento muito especial de vida, na fase de finalização do doutorado, ele faz um pequeno intervalo na dissertação pra receber a equipe do Soterópolis!

 

Eu nunca tinha visto o Camilo pessoalmente. No dia anterior a entrevista, fiz contato com ele pelo Facebook pra amarrar alguns detalhes. Era uma quarta-feira de sol quando nos encontramos. A equipe escolheu o melhor lugar pra entrevista e em um desses aconchegantes bancos de praça deixamos o papo correr.

 

Eu saí da redação pautada pela inquietação de uma possível solidão coletiva provocada ou acentuada pelas interações virtuais evidenciadas no jogo das redes sociais. Quis entender como o tempo ganha outras dimensões quando se trata do ambiente virtual. Será que o feio e o triste cabem na rede? Será que os internautas são senhores e senhoras de si na determinação do tempo que dispensam online? O que leva as pessoas a sofrerem de abstinência virtual?

 

Como de costume, estudo o assunto e faço um pequeno roteiro que me auxilie na condução da entrevista, mas Camilo me surpreendeu. Ele fez algo que desafia todo entrevistador. Ao comentar o tema da entrevista pela web,  Camilo guardou a sua opinião e deixou pra dizê-la só no momento da entrevista.

 

Eu, que cheguei certa de que conversaríamos longamente sobre a solidão produzida ou enfatizada pela mídias participativas e interativas, vi o rumo da entrevista ganhar novos contornos diante do olhar do pesquisador em comunicação digital. Camilo trouxe uma visão completamente diferente do tema e isso me fez embarcar com ele em uma nova viagem e em um outro ponto de vista sobre o assunto.

mar
13

Na Rede com poesia

Postado por soteropolis

O quadro Na Rede desta semana se rendeu aos encantos da poesia! Mas é claro que todo bom Na Rede tem um toque moderninho! Nesta quinta-feira você vai conhecer dois blogs super bacanas, o Poeme-se e o Olhe os Muros. Mariana Caldas, criadora do Poeme-se contou para o Soterópolis um pouco do seu processo criativo. Já Eduardo Perazza, um dos criadores do Olhe os Muros destacou a importância desses registros ao longo da história da humanidade.

 

Nesta quinta, dia 14, às 22h no Soterópolis; com reprise no domingo às 18h. TVE , canal 2. Acompanhe também a programação da TVE ao vivo Clique aqui

mar
13

Participe do nosso quadro Janela!

Postado por soteropolis

Quer ter o seu vídeo exibido no Soterópolis?
Envie sua produção audiovisual para nossa equipe www.irdeb.ba.gov.br/

Para mais informações, ligue 3116-7377

 

mar
11

Soterópolis na íntegra

Postado por soteropolis

Já está disponível no Portal do IRDEB o Soterópolis da semana passada, dia 07 de março.

Artes marciais, intervenção urbana e muito mais!
Acompanhe toda nossa programação através do portal. Clique aqui

mar
11

Assista à matéria sobre Slackline

Postado por soteropolis

Reveja a nossa matéria sobre a intervenção urbana “Slackline”
Esporte surgido nos anos 80 que atualmente tem sido bastante praticado em Salvador!

Essa e outras matérias do Soterópolis no catálogo de vídeos, acesse o Portal do IRDEB. Clique aqui

fev
18

Cinema Cultura NA REDE

Postado por soteropolis

O quadro Na Rede desta semana vai falar de um assunto que todo mundo curte: CINEMA!

Para dar uma apimentada, além de cinema vamos falar de compartilhamento na internet. Você vai conhecer o site Cinema Cultura que disponibiliza para download um acervo enorme de filmes super interessantes. Não Perca! Quinta-feira às 21 horas na TVE Bahia.

 

Escrito por Marília Randam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.