IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
ago
28

HOJE NO SOTERÓPOLIS ENTREVISTA COM PITTY E OS 30 ANOS DO CINE-TEATRO SOLAR BOA VISTA

Postado por soteropolis
Foto: Reprodução / TVE Bahia

Foto: Reprodução / TVE Bahia

O Soterópolis de hoje traz o agito do show da cantora baiana Pitty no Festival Rock Concha. Pitty lançou recentemente o disco Setevidas e comemora 20 anos  de carreira no ano que vem. Ainda na música, a equipe do Soterópolis mostra também uma entrevista com a banda Vivendo do Ócio!

Também no programa de hoje, você confere uma matéria sobre os 30 anos do Cine-Teatro Solar Boa Vista, um dos mais importantes espaços da cena cultural de Salvador!

Não perca! É nesta quinta, às 22 horas na Tve Bahia. Você também pode assistir online através do portal www.irdeb.ba.gov.br.

ago
28

LEI DA PALMADA

Postado por soteropolis

O TVE Debate vai discutir neste sábado, 30.08, às 22h, a Lei da Palmada. Até que ponto o Estado deve interferir na educação dos nossos filhos? De tempos em tempos, o assunto aparece na mídia e cria polêmica: As palmadas Educam realmente? Para debater o tema, o programa convida o Juiz da 1º Vara de Infância e Juventude, Walter Ribeiro Júnior, a psicopedagoga, Maria Angélica Rocha e o especialista em Direito de Família, Camilo Colanni. A proposta vai se chamar Lei Menino Bernardo, em homenagem ao garoto que foi encontrado morto no Rio Grande do Sul, e cujos principais suspeitos do crime são o pai e a madrasta. A norma determina que os pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma recebam encaminhamento para o programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência. O texto prevê ainda que a União, os Estados e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de menores. O TVE Debate vai ao ar no sábado, às 22h, na TVE Bahia canal 2.1, com reprise no domingo, 31.08, às 7h. Você também pode assistir o programa online através da programação da TVE Bahia.

 

ago
28

PERFIL BANDA OQUADRO

Postado por soteropolis

Baixo, guitarra, percussão e bateria. Sim, uma banda de Rap. Com influências das mais diversas, desde o rock até a música africana, a Banda OQuadro, de Ilhéus para o mundo, é um dos destaques do nosso quadro Perfil.

Com mais de 13 anos de formação, a banda já foi indicada ao prêmio Hutuz (maior festival de Hip Hop da América Latina) na categoria melhor banda norte/nordeste 2008. No ano passado, fizeram duas turnês internacionais e participaram de dois festivais na Inglaterra, o Bass Culture Clash e o Bestival.

1063961_694060910610105_149128457_o

Fonte: Divulgação

OQuadro se destaca pelas inovações sonoras a partir de misturas entre Rap e outros estilos musicais. Os temas de suas músicas são diversos, passando pela política, religião e questões regionais, sem perder a universalidade na música.

Acompanhe o site oficial da banda para ficar por dentro de tudo:

http://eusouoquadro.wordpress.com

ago
28

CINE-TEATRO SOLAR BOA VISTA FESTEJA 30 ANOS DE ATIVIDADES

Postado por soteropolis

Por Denise Dias

Apesar de afastado do centro de Salvador, o Cine-Teatro Solar Boa Vista consegue manter uma intensa e diversificada programação de atividades. Bom, para o público que frequenta o espaço, localizado no Engenho Velho de Brotas, região onde surgem muitas manifestações da cultura afro-brasileira, como o lendário Bloco Afro Badauê, e o Grupo União, responsável há 40 anos pela tradição dos Sambas Juninos.

A cantora Márcia Short é moradora do Engenho Velho de Brotas e conhece bem o Parque Solar Boa Vista. Ela recorda que o espaço abrigou um hospício, o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. A convite da equipe do Soterópolis os cantores Paulinho Boca de Cantor e Gerônimo percorreram o Parque Solar Boa Vista e lembraram que o poeta Castro Alves morou em um casarão do local.

Cine-Teatro Solar Boa Vista

Cine-Teatro Solar Boa Vista

Muitos artistas falam do Cine-Teatro Solar Boa Vista com carinho e entusiasmo para manter ativa a pauta de eventos. Esse também é o esforço da atual coordenadora, Simone Braz. O Cine-Teatro foi inaugurado em 1984. Nesses 30 anos, foram realizadas centenas de apresentações de dança, teatro e, principalmente, música. Artistas consagrados e emergentes já pisaram no palco do Solar. Foi lá que Márcia Short fez seu show de estreia e a cantora faz questão de dizer: “O Solar é meu pai”.

Acompanhe a programação em blogdosolar.wordpress.com

ago
27

ENTREVISTA PITTY E VIVENDO DO ÓCIO

Postado por soteropolis

Por Pedro Muniz

Em recente passagem por Salvador, a banda Vivendo do Ócio e a cantora Pitty servem como exemplo de êxito do rock baiano. Assim como Cascadura e Maglore, pra citar um cânone e um nome da nova geração, as duas primeiras conseguiram extrapolar a linha imaginária do estado não apenas para “divulgar o som”: se estabeleceram como nomes relevantes para a cena roqueira nacional.

A Vivendo do Ócio é uma banda que em comparação à Cascadura e Pitty pode ser considerada nova, mas já possuem quase 10 anos de carreira. O grupo está em fase de produção do terceiro disco, após os excelentes Nem Sempre Tão Normal (2009) e O Pensamento é um Imã (2012). Mas, como o próprio Jajá Cardoso disse em entrevista ao Soterópolis, tiveram que se mudar para conseguir o tão sonhado lugar ao sol que conquistaram.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pitty lançou recentemente o disco Setevidas e comemora no ano que vem 20 anos  de carreira. Desde a morte de Cássia Eller, não é nenhuma heresia dizer que a cantora baiana ocupou o lugar de figura feminina do rock brasileiro, órfão após a tragédia com Cássia. Por talento ou por oportunismo de pessoas preparadas e que perceberam essa situação, o fato é que Pitty é indiscutível para o rock nacional. Em tempo: em breve será lançado a biografia Cronografia: Uma Trajetória em Fotos, com textos da própria cantora e ilustrado com imagens feitas por diversos fotógrafos. Obra merecida.

Assista no Soterópolis dessa semana a entrevista que fizemos com essas duas referências do rock brasileiro.

ago
27

INTERAÇÕES URBANAS ENTRE MODA E ARTE

Postado por soteropolis

Por Carolina Garcia

É desde sempre que a rua é da arte. Mesmo o senso comum nos levando aos pontos institucionalizados – galerias e museus – para apreciar, fruir a arte, é na rua que muitas vezes ela encontra o espaço ideal para criar-se e interagir com o público. E cada vez mais artistas têm se organizado, em coletivos ou em projetos individuais, para submeter suas ideias às imprevisíveis situações do cotidiano urbano para trocar e promover novas experiências a partir de suas obras.

O Projeto ENTRE, idealizado pelo designer de moda Alexandre Guimarães, tem essa proposta. A partir do conceito de “wearable arte”, que busca o diálogo entre moda, diversas linguagens artísticas e plataformas multimídia, o projeto realizou oito intervenções artísticas em Salvador. Alexandre cria uma indumentária, e propõe a uma dupla formada por um artista visual/performer e um fotógrafo que criem uma intervenção a partir dela. Oito intervenções, denominadas capítulos, aconteceram em distintos pontos de Salvador.

O Soterópolis conferiu o capítulo 7 deste projeto, que foi protagonizado pelo artista visual Ayrson Heráclito e pelo fotógrafo Edgard Oliva. A partir de uma túnica branca criada por Alexandre, Heráclito escolheu o bairro de plataforma para criar suas estátuas de argila, inspirado no mito iorubano da criação dos homens. A alguns metros de distância, marisqueiras também se agachavam nas pedras para retirar o seu sustento, que vem do mar do subúrbio. Para Heráclito, mesmo que elas não entendam o que a obra quer dizer, eles se observam, ocupam os espaços, e isso é também um modo da arte existir.

Foto: Edgard Oliva

Foto: Edgard Oliva

Veja o resultado em vídeo e foto das intervenções do projeto ENTRE no site: www.projetoentre.com.br. Quem sabe você não participou de alguma delas, sem saber que também estava fazendo arte?

 

ago
27

A ARTE DO SILÊNCIO

Postado por soteropolis

Por Marília Randam

No começo do mês agosto, o Soterópolis botou o pé na estrada rumo à Cachoeira-BA. Mas o que poderia ser apenas uma reportagem sobre o curso que estava acontecendo na cidade: “A arte do silêncio”, se transformou em uma viagem interior. A ausência de palavras deu lugar à uma série de questionamentos. Todos eles envolviam o nosso modo de vida na contemporâneidade, execesso de informações e palavras faladas, a importância do silêncio e até mesmo cinema!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Seguindo o que conhecemos lá no curso, onde as pessoas passam cerca de três dias em silêncio absoluto, conversamos com o filósofo Antonio Saja, que lançou um olhar sobre a contemplação. Também fizemos uma reflexão sobre o cinema mudo e os momentos de silêncio no cinema falado.
Não perca! É nesta quinta, às 22 horas na TVE Bahia. Você também pode assistir online através do portal www.irdeb.ba.gov.br.
Para mais informações sobre o curso, acesse: www.artedeviver.org

ago
27

EXPOSIÇÃO COLETIVA CORES DA BAHIA MOSTRA TALENTOS NO IRDEB

Postado por soteropolis
Foto: Guache Marques / Divulgação

Foto: Guache Marques / Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 29.08, às 19h, o foyer do Teatro do IRDEB abriga a vernissage para a mostra coletiva “Cores da Bahia”, que reúne fotógrafos, artistas plásticos e designers que trabalham na TVE, Rádio Educadora e na administração do IRDEB e convidados muito especiais, artistas plásticos consagrados que participam da exposição, como Sante Scaldaferri, Cesar Romero, Leonel Mattos, Justino Marinho e  Menelaw Sete.  Sob a coordenação de Rafael Pimenta, coordenador de Relações Institucionais da instituição, e do artista plástico Antônio Lázaro, 40 artistas mostrarão seus trabalhos, com tema livre. Entre os que mostram seus talentos e fazem parte do corpo de profissionais do IRDEB estão os artistas plásticos Guache Marques, José Araripe Jr., os fotógrafos Otto Terra e Maurício Requião e os designers Robério Cordeiro e Banjamim Reis. A exposição “Cores da Bahia” permanece montada até 12 de setembro, com visitação aberta ao público das 10h às 17h. Quem participa: Alessandro Teixeira, Alex Oliveira, Antonio Abreu, Antonio Lázaro, Benjamim Reis, Cesar Romero, Edmundo Simas, Edvaldo Assis, Enock, Frank Bahia, Guache Marques, Helson Ramos, Isa Oliveira, Inda Brandão, Jayme Lemos, Jenaldo Rosa, José Araripe Jr., Justino Marinho, Leila Requião, Leonel Mattos, Linda Cortes, Magna Bastos, Maurício Requião, Menelaw Sete, Mirian Rylands, Moacir Motta, Otto Terra, Raimundo Santos, Reinaldo Gonzaga, Robério Cordeiro, Roque Lázaro, Sante Scaldaferri, Simone Costa, Sonia Girard, Tereza Mazoli, Ticiana Schindler, Ubiraci Tibiriça e Yrapuã Almeida.

Fonte: Ascom/Irdeb

ago
26

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA GRATUITA DE DANÇA PARA CRIANÇAS!

Postado por soteropolis

Pelo sexto ano consecutivo, estão abertas as inscrições para a Oficina gratuita de Dança para Crianças do Núcleo Viladança. O curso tem duração de três meses e será ministrado pela professora Janahina Cavalcante. Os meninos e meninas interessados podem se inscrever através do site do Núcleo. Assim como o curso, a inscrição também é gratuita e os alunos poderão participar, também gratuitamente, da Mostra Final de Resultados, no Teatro Vila Velha.

Reprodução

Reprodução

 

ago
25

EDITAL SELECIONA CRIANÇAS E JOVENS PARA RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM DANÇA

Postado por soteropolis
webflyer edital residencia

Edital seleciona jovens talentos para residência artísticas

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), através de sua Escola de Dança, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA), lançou edital para seleção de candidatos a residência artístico-educativa, visando à formação e à experimentação artística em dança de crianças e jovens. Numa iniciativa inédita, que pretende contribuir para que os contemplados tenham vivência de uma experiência estética e de sociabilidade em outros contextos culturais, serão concedidas pelo menos 29 bolsas de formação, de intercâmbio e de difusão artístico-cultural na área de dança. As atividades poderão ser realizadas em cursos e residências fora do estado, no Brasil ou no exterior, ou também nos Cursos de Educação Profissional da Escola de Dança da FUNCEB, constituída como a primeira escola pública do gênero no país e que comemora 30 anos em 2014. As inscrições ficam abertas até 22 de setembro. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

A seleção se volta a candidatos que apresentem potencial comprovado de desenvolvimento e crescimento na área de dança. O intercâmbio a ser realizado, em níveis diferenciados de formação artística e maturidade, possibilitará a aquisição de novas experiências e conhecimentos na linguagem artística da dança.

Com aporte financeiro total de R$ 78 mil, o edital se divide em duas categorias. A categoria 1 destina-se a crianças e jovens brasileiros entre 10 e 29 anos de idade, domiciliados na Bahia e que tenham sido aprovados para cursos ou residências fora do estado, seja no Brasil ou no exterior. Para esta categoria, serão oferecidas, pelo menos, 10 bolsas de até três meses, com valor mensal de R$ 1.733,00.

Já a categoria 2 é para jovens brasileiros ou estrangeiros com situação de permanência regularizada, com idade entre 16 e 29 anos, domiciliados fora da cidade de Salvador, seja no interior da Bahia, em outros estados do Brasil ou no exterior, que já estejam frequentando Cursos de Educação Profissional oferecidos pela Escola de Dança da FUNCEB, contribuindo para a permanência e conclusão da formação na capital baiana. Serão pelo menos 19 bolsas nesta categoria, que concederão R$ 450,00 por mês, também por até um trimestre.

Os critérios de seleção serão o percurso artístico e experiência na área, levando-se em consideração a idade; a adequação entre o histórico de atuação do candidato e o programa de residência artístico-educativa proposto; e a condição de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Para a categoria 2, será observada ainda a frequência e a efetiva participação do candidato no curso da Escola de Dança da FUNCEB.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na sede da Escola de Dança da FUNCEB, em Salvador/BA, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30, ou por via postal, através de correspondência registrada ou Sedex, com Aviso de Recebimento, apresentando documentação descrita na minuta do edital.

Fonte: ASCOM/FUNCEB

Governo da Bahia  ©2014 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social