Diário de Bordo Xangai – 22/10 – 2a. parte

Como foi dito no post anterior, depois dos dois shows do Baiana System na noite de sexta-feira (22/10), seguimos direto para o aeroporto de Xangai, iniciando assim nosso retorno ao Brasil.

Mesmo com um misto de cansaço acumulado e ansiedade em voltar para casa, essas apresentações tiveram uma participação ainda maior por parte do público que parecia que já sabia que eram as últimas. Em um determinado momento da segunda apresentação, o vocalista Russo Passapulso desceu do palco e, com uma máquina na mão, começou a filmar a platéia bem de perto. As pessoas empolgadas sacaram suas máquinas também e aí foi um festival de filmagens e reações das mais diversas. A participação do Baiana System na Expo Shanghai 2010 encerrava aí e o grupo satisfeito com a reação da platéia comemorou mais esse desafio.

Com essa correria toda de voltar para casa não pudemos atualizar o blog com as imagens desses shows já que estávamos em trânsito. Faço agora, mesmo com alguns dias de atraso. Aproveito também para colocar fotos da nossa viagem de volta ao Brasil e encerrar por aqui o Diário de Bordo Xangai.

Para voltar, embarcamos no aeroporto de Xangai na madrugada de sábado com destino a Doha, capital do Qatar, nossa primeira conexão. Chegamos lá por volta das cinco da manhã e às oito embarcamos com destino à São Paulo. Depois de 15 horas de viagem direto e percorrer quase 20 mil kilômetros, chegamos em São Paulo às 17h45 felizes por termos conseguido superar tantas horas de vôo sem grandes problemas. Depois de um pequeno descanço embarcamos novamente e chegamos finalmente em Salvador  às 23h30. Que alívio e que alegria de chegar em nossa cidade. A euforia foi geral.

Para todos a experiência de atravessar o planeta e se apresentar na China foi muito valiosa e inesquecível. A impressão que trazemos conosco é a de um povo tranquilo, receptivo e muito, mas muito peculiar no seu jeito de ser. Esperamos que você tenha gostado de acompanhar essa viagem e, mesmo encontrando tantas dificuldades para fazer essa cobertura, achamos que conseguimos passar o clima e a energia dessa comitiva baiana na Expo Shanghai 2010.

Fique ligado pois em breve estaremos fazendo programas especiais com as gravações dos shows do Ilê Aiyê e do Baiana System ao vivo em Xangai, além de matérias especiais.

Veja então as últimas imagens desta viagem, abraços e até a próxima.