IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Diário de Bordo Xangai 21.10

Bem, aqui em Xangai já é sexta-feira (7h30 horário local) e o nosso último dia em solo chinês. Teremos que nos preparar para uma maratona de atividades bem intensa que inclui discotecagens e show do grupo Baiana System pela tarde e outros dois à noite encerrando nossa participação na Expo Shanghai 2010.

Ontem, após fazer dois shows seguidos o Ilê Aiyê retornou ao Brasil deixando saudades e com a certeza de que a música é realmente uma linguagem universal e que tem a capacidade de  destruir barreiras culturais inimagináveis. Embora as apresentações tenham ocorrido para platéias diferentes,  a participação do público foi cada dia mais calorosa. Neste último show a platéia chinesa já levantou a partir da segunda música, bateu palmas com entusiasmo e contribui para que os cantores, as rainhas e os músicos saíssem do palco emocionados e também já sentido saudades desse povo que, com seu jeito muito peculiar de ser, deixou sua marca em cada um. Mesmo tendo a maioria dos músicos viajado por vários países, todos disseram que ter vindo para a China foi uma das experiências mais marcantes de suas vidas.

Também não foi fáçil ver o Ilê partir. Depois de vários dias juntos, a integração da comitiva baiana em Xangai foi ótima é parece até que em breve vai acontecer uma dobradinha especial entre  o Ilê e o Baiana System, pois eles tem muitas coisas em comum. Isso ficou bem claro nas apresentações em que os dois grupos dividiram o mesmo palco, quando pudemos perceber a sintonia perfeita da música de raiz dos tambores e a da moderna guitarra baiana apontando para o futuro. Tomara, vamos torcer porque vai ser incrível.

Bem, veja agora algumas fotos dessa última apresentação do Ilê e também imagens dos pavilhões dos outros países. Como a Expo é muito grande, não tivemos condições de conhecê-la totalmente, mas já dar para se ter uma ideia da grandiosidade do evento. Ainda hoje vamos tentar inserir mais imagens dos últimos shows do Baiana System pois da Expo vamos direto para o aeroporto e durante a viagem não conseguiremos publicar mais nada. Assim que chegarmos em São Paulo vamos atualizar tudo.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia               ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.