IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

A História da Democracia no Brasil III

No especial sobre a democracia brasileira de hoje o tema abordado é o maior movimento a favor da democracia no país, o Diretas Já.


Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. Manifestações a favor das eleições diretas para presidente eram realizadas em todo o Brasil. Com o agravamento da crise econômica os movimentos só aumentavam. O Brasil enfrentava em 1983 uma dura recessão com taxa de 239% de juros ao mês. Além da população e lideranças politicas, vários artistas abraçaram a causa, como a cantora paraense Fafá de Belém, que participou ativamente no movimento das Diretas Já. Fafá se apresentou gratuitamente em diversos comícios e passeatas.

Ainda em 83, aconteceram 12 comícios na Bahia, em cidades como Juzeiro, Cruz das Almas e Itabuna. No ano seguinte, 1984, as manifestações só aumentaram e na mesma proporção a luta contra o regime. Na capital baiana, em 20 de janeiro de 84 foi realizado um comício a favor da eleições diretas e reuniu cerca de 15 mil pessoas na praça municipal. Segundo o historiador Manoel Passos, a participação dos jovens era enorme nos comícios e passeatas.

Apesar da rejeição da emenda Dante de Oliveira na câmara dos deputados, que implementaria o voto direto para presidente e foi rejeitada por conta de uma manobra politica dos a favor do regime, o movimento pelas “Diretas Já” teve grande importância na redemocratização do Brasil. Tancedo Neves é eleito, mas quem assume é José Sarney. O processo de redemocratização termina com a volta do poder civil em 1985, com a aprovação de uma nova constituição federal em 1988 e com a realização das eleições diretas para presidente da república em 1989.

Reportagem por Liderico Neto

2 Comentários para “A História da Democracia no Brasil III”

  1. Melissa Sampaio disse:

    Me ajudou muito
    Obg

  2. vanessa disse:

    me ajudou muito , obrigada . esse assunto é muito legal ^^

Deixe um comentário

Governo da Bahia               ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.