IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Obesidade Baiana

O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa em que ficou constatado que entre as mulheres obesas no nordeste a maioria é baiana.

A condição financeira é um fator considerável para o aumento da obesidade entre as mulheres, pois muitas não têm condições de custear atividades físicas e fazer uso de uma boa alimentação. Independente do motivo, a obesidade afeta física e  psicologicamente a mulher e muitas vezes, a obesa é vítima de preconceitos da sociedade e de doenças que podem levar até a morte. Um dos métodos desenvolvidos para resolver o problema do peso excessivo, é a cirurgia bariátrica. Existem três tipos de intervenções : a que diminui o volume do armazenamento do estômago, as que fazem com que os pacientes absorvam menos nutrientes e a que exercem as duas funções. 80% das pessoas que recorrem a essa cirurgia são mulheres, porém existe restrições para fazer esse tipo de procedimento. O doutor João Ettinger diz quem pode se submeter a esse tipo de cirurgia.

E as pessoas nas ruas? O que elas pensam sobre as baianas estarem mais gordinhas?

Reportagem por Pauliane Souza

Um Comentário para “Obesidade Baiana”

Deixe um comentário

Governo da Bahia               ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.