Salvador, 14 de dezembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Maria Felipa: a Heroína Esquecida
A Educadora FM 107.5 comemorou o Dia Internacional da Mulher com uma estréia pra lá de especial.

Trata-se da radionovela Maria Felipa: a Heroína Esquecida, que foi ao ar segunda e sexta-feira em dois horários – às 8h30 e às 17h30. No sábado, uma edição especial, às 8h30, apresenta um resumo dos capítulos da semana.

Com direção artística de Celso Júnior e realização da Quatro Produções Artísticas e da Educadora FM, Maria Felipa: a Heroína Esquecida desenvolve sua trama em torno da biografia de Maria Felipa de Oliveira, heroína da Independência da Bahia, e é fruto do primeiro Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) da Secretaria de Cultura do Estado, lançado em 2008.

O prêmio que concretizou a criação dessa radionovela, no valor de R$ 62 mil reais, prevê a produção de mais três programas do gênero e foi vencido pela Quatro Produções Artísticas.

A produtora apresentou, dentro dos temas propostos, o projeto Figuras da Bahia, que levará ainda aos ouvintes da rádio pública da Bahia, nos próximos meses, mais três radionovelas.

Cada série tem dez capítulos de cinco minutos de duração e a idéia é que haja intervalo de uma semana entre a veiculação de cada radionovela. “Além de diversificar nossa programação, esperamos servir de referência para outras emissoras”, aposta Mário Sartorello, diretor da Educadora FM.

As próximas séries abordarão os seguintes temas: Cosme de Farias e a sua participação na vida social e política da Cidade do Salvador; Bimba e Pastinha - Histórias pitorescas da capoeira na Bahia; e A Música e o Cordel do Recôncavo Baiano no início do século XX - Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro.

Felipa – Negra, alta, corpulenta, valente. É assim que Maria Felipa de Oliveira, que faleceu em 1873, é descrita pela maioria dos estudiosos de sua biografia.

A mulher que organizou a resistência aos portugueses na Ilha de Itaparica durante a luta pela Independência da Bahia, em 1823, tem sua data e circunstâncias de nascimento envoltas em mistério.

Sabe-se apenas que nasceu na própria Ilha e que talvez descenda de africanos do Sudão. Maria Felipa: a Heroína Esquecida remonta fatos importantes da vida dessa personagem singular desde a sua infância até os dias de enfrentamento contra os soldados portugueses e a volta ao trabalho como marisqueira depois da guerra.

Traz ainda episódios curiosos como a vinda da personagem à Salvador e o seu contato com os estivadores do porto.

Equipe – A direção musical do folhetim radiofônico é de Luciano Bahia. Fernanda Paquelet e Eduardo Scaldaferri assinam o roteiro; e Daniela Souza, a edição.

No elenco: Marília Castro, Luiz Pepeu, Celso Jr., Victor de Sá, Danillo Novais, Ariane Souza, Cristina Dantas, Milla Cayres, Vinício de Oliveira, Ricardo Fagundes, Vitório Emanuel, Patrícia Rammos, Eduardo Scaldaferri e Alexandre Moreira.

Outros importantes atores do circuito baiano também participam das próximas radionovelas, a exemplo de Gideon Rosa, A.C. Costa, Érico Bras, Fernanda Paquelet, Luiz Pepeu e Valdinéia Soriano.



 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.