Salvador, 23 de setembro de 2017
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Década Afrodescendente
alt

Consolidar a TVE e Radio Educadora como as emissoras que mais dedicam e investem na divulgação de conteúdos que reforçam os direitos da população afrodescendentes é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), em março deste ano. O acordo visa estimular a difusão de conteúdos audiovisuais e digitais a partir do Plano de Ação da Década Estadual Afrodescendente.

Para o diretor geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, o enfrentamento às violações de direito no campo racial deve estar na ordem do dia. “O racismo infelizmente acontece todos os dias, portanto, durante todo o ano devemos apresentar conteúdos que façam a sociedade refletir sobre este e outros temas. É fundamental que os veículos de comunicação dêem mais espaço a população negra para promover o reconhecimento, justiça e desenvolvimento", afirma. 

Entre janeiro e abril deste, como parte das ações que integraram a Década Estadual Afrodescendente, a TVE exibiu o Programa Soul do Brasil, um projeto com 13 episódios, que foi no ar semanalmente e que mostrou as contribuições e o legado do povo negro na história do país, seu papel nos processos de transformações sociais e políticas. A partir do acordo, o Irdeb comprometeu-se, entre outras coisas, a produzir conteúdos voltados para os temas de combate ao racismo, além de estimular as iniciativas de mídias livres produzidas pela juventude negra e juventude de povos e comunidades tradicionais.

Década Internacional Afrodescendente

Em 2013, por meio da Resolução n. 68/237, a Organização das Nações Unidas (ONU), proclamou a Década Internacional Afrodescendente, para o período entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024, com o tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”. A Bahia foi o primeiro Estado do Brasil a aderir oficialmente à proposta. Em setembro de 2015, o governador Rui Costa assinou o decreto que que cria  a Década Estadual Afrodescendente.

 




 
Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.