Salvador, 16 de dezembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Tributo ao poeta Damário da Cruz

delmartio_cruz_gNesta sexta-feira, 03, às 20 horas, o Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) será palco de um show poético-musical em homenagem ao poeta, jornalista, fotógrafo e agitador cultural baiano Damário da Cruz, falecido, aos 56 anos, em maio deste ano.

A iniciativa de tributo ao criador premiado do foto-poema Todo Risco partiu de seus familiares e amigos em conjunto com o IRDEB, que irá gravar o espetáculo para exibir como especial da TVE Bahia. A entrada é gratuita.

O espetáculo vai contar com apresentações musicais, declamação de poemas e performances e intervenções audiovisuais com depoimentos gravados de amigos e familiares, além de imagens de arquivo da TVE Bahia e da família de Damário que mostram o poeta em entrevistas e na intimidade familiar.

O tributo tem a participação de Mateus Aleluia, Roberto Mendes e o Grupo Cultural Samba de Roda Esmola Cantada, da cidade de Cachoeira;  declamação de poesias com Ylmária Rodrigues com acompanhamento da flautista Elena Rodrigues e performances teatrais de Doddy Só.

Entre as atrações da noite está uma música inédita composta por Damário e o amigo Lula Gazina, que será executada pelo próprio Gazina. O famoso poema Todo Risco foi também musicado e será apresentado por João Gilberto, sobrinho de Damário. 

Breve Biografia

Damário da Cruz nasceu em Salvador no dia 27 de julho de 1953 no bairro de Santo Antônio. Formou-se em jornalismo e, além de poeta e fotógrafo, foi líder estudantil e sindicalista, exerceu cargos de gerência de comunicação e publicidade da Telebahia e foi um dos diretores da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Publicou três livros de poesia e mais de 30 posters-poemas.  Tinha já escrito material para dois novos livros de poesia, entre outros projetos.
Há 10 anos, Damário da Cruz abriu com recursos próprios o Pouso da Palavra na cidade de Cachoeira, um centro cultural com pequena galeria de arte, café, biblioteca e espaço para eventos como saraus e lançamentos de livros. Cachoeira foi a grande paixão do poeta, sobre a qual declara em vídeo a ser exibido em seu tributo: “quem consegue amar profundamente Cachoeira, não terá tempo nenhum de odiar outra coisa”.

:
Contatos:
Dayse Porto (produtora – IRDEB – 31167377/81398606)
Ednilson Motta Pará (diretor artístico – IRDEB 87542769)
Gal Mascarenhas (viúva de Damário da Cruz - 8776-9016)

Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.


 

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.