Salvador, 28 de junho de 2017
Portal do IRDEB
Principal > IRDEB > Acontece > Hora da Criança

alt

O melhor conteúdo infantil da TV brasileira você confere todos os dias e em vários horários aqui na TVE. Aproximadamente 41 horas semanais dedicadas às crianças, sem propagandas, sem incentivo ao consumo e com a preocupação de mostrar desenhos construtivos e educativos. A emissora oferece uma faixa de programação exclusiva para a garotada, a Hora da Criança, transmitida de segunda a sexta-feira, em dois horários: das 7h15 às 11h e das 12h30 às 15h (*horário de verão).

São quase sete horas diárias de programação infantil. Aos sábados, a programação voltada para a criançada vai ao ar das 8h às 11h. Cerca de 70% dos desenhos, animações e programas infantis exibidos são de produção nacional.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Alguns dos desenhos que integram a faixa Hora da Criança na grade da TVE / TV Brasil são os nacionais O Show da Luna, Peixonauta, Bita e os Animais, Igarapé Mágico, Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas, Cocoricó na Cidade, A mansão maluca do Professor Ambrósio e O Teco-Teco, além do seriado Os Detetives do Prédio Azul (DPA). Reconhecidos internacionalmente, muitos destes infantis foram premiados, não só no país como no exterior, e são considerados referência de qualidade no que diz respeito à programação infantil, um dos pilares na grade da emissora. O canal também abre janela para as produções regionais e exibe atrações de parceiras da Rede Pública de Televisão como Dango Balango, da Rede Minas.Já em relação às atrações internacionais voltadas para o público infantil, alguns dos programas são tradicionais e educativos: Batatinhas, Barney e seus amigos, Angelina Ballerina, Daniel Tigre e Trip e Troop; atrações consagradas pela crítica e pelo público.

PROTAGONISTAS NEGROS

A atração Guilhermina e Candelário é uma coprodução do Señal Colombia com a Fosfenos Media. São 20 episódios, de 12 minutos cada, que abordam o cotidiano dos dois irmãos, cuja capacidade de sonhar transforma cada dia em uma incrível aventura. Eles levam uma vida tranquila em uma pequena praia e sempre esperam ansiosamente a chegada do seu avô Faustino, um velho pescador, a quem contam suas aventuras.Os irmãos Guilhermina e Candelário compõem uma família negra, muito parecida com milhões de famílias brasileiras, atualmente pouco representadas nos meios de comunicação. A série infantil tem a maioria dos seus personagens negros e preenche essa lacuna e valoriza a história e a cultura negra. É um dos primeiros desenhos do gênero com protagonistas negros a ser exibido na TV aberta brasileira.

APRENDIZ DE FADA

Indicada para o Emmy Kids Internacional 2016, a animação SOS Fada Manu está no ar de segunda a sexta às 11h30 e às 15h15, e aos sábados, às 11h. A série conta as aventuras de Manu, uma menina de 10 anos aprendiz de fada madrinha. A personagem tenta resolver os problemas dos habitantes de seu reino usando um guarda-chuva como varinha mágica. Voltado para crianças na faixa-etária de 6 a 9 anos, o desenho tem 26 episódios de 11 minutos. A animação mostra o processo de aprendizado de Manu que busca conquistar seus poderes para se tornar uma autêntica fada madrinha. No mundo encantado de SOS Fada Manu são feitas releituras de clássicos das histórias infantis: Cinderela tem um pé gigantesco e não consegue calçar o sapatinho de cristal; Rapunzel é uma princesa negra com dreads no cabelo; o filho do lobo mau sofre na mão dos três porquinhos; e o gigante do pé de feijão tem uma gansa que põe ovos de chocolate.

Governo da Bahia

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.