IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Quem Somos

Dj Branco

Dj Branco

HISTÓRICO EM MANUTENÇÃO (DESATUALIZADO)…

Hamilton Oliveira, o Dj Branco,  é Produtor Cultural, Comunicador Social, Arte-educador, Mobilizador Social, produtor e apresentador do programa Evolução HipHop na Rádio Educadora FM 107.5, conselheiro do Colegiado Setorial de Música do Conselho Nacional de Politica Cultural (CNPC), conselheiro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (CEC), diretor geral da Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop (CMA HIP-HOP). É premiado nacionalmente.                                                               Foi, Secretario Executivo e Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia (CDCN), membro do Colegiado Setorial de Música da Bahia (Funceb/Secult), colaborador do Portal e Revista Rap Nacional.

 

O programa de Rádio Evolução HipHop estreou no dia 24 de novembro de 2007 na Educadora FM 107.5 e  logo em sua 4ª edição ocupou o primeiro lugar no Ranking de audiência dos programas do rádio baiano. Por isso, foi indicado ao Prêmio Nacional Dinamite de Música Independente, sendo o único programa do gênero nas rádios do Brasil e único programa de rádio da Bahia a concorrer neste evento. Ganhou em 2011 da Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Reparação o Certificado de Excelência pelo desempenho e colaboração no Observatório da Discriminação Racial, violência contra a Mulher e LGBT, e é  Selo Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura (uma chancela de reconhecimento desenvolvida para dar visibilidade às iniciativas que se destacam no processo da 3ª edição do Prêmio, sob o tema Cultura e Comunicação).

No ar sempre aos sábados, a partir das 17 horas, sob o comando do DJ Branco, o Evolução Hip Hop tem a produção da Comunicação, Militância e Atitude – CMA HipHop (Produção independente), e apoio da Rádio Educadora FM 107.5, que faz a transmissão para 45 municípios do Estado da Bahia e para todo Brasil e o mundo através do site www.educadora.ba.gov.br, e apoio institucional do Núcleo Omi-Dùdú. Além do caráter educativo, informativo e de entretenimento, toca 100% de Rap Nacional priorizando a produção do norte-nordeste.

O Evolução HipHop vem apoiando a divulgação de vários eventos relacionados a Cultura Negra da Bahia com o quadro “CMA HipHop Informa” que traz notícias da atualidade. Em 2008, deu largada ao projeto Educadora FM no Pelô: Se é Bom a Gente Toca, o primeiro evento de hiphop do Brasil transmitido ao vivo em tempo real (áudio-visual) para todo o mundo pela internet, através de uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – PRODEB e TVE BAHIA. Esse evento resultou no Especial Evolução HipHop, um programa de TV com duração de uma hora, exibido pela emissora.

No ano de 2009, entrou oficialmente no calendário anual do Teatro Vila Velha – no Mês da Dança – com a Batalha de Break–Evolução HipHop (Dança de Rua), uma parceria com o Núcleo Vila Dança do Vila Velha. Em 2010 essa parceria se consolidou com o sucesso do 2ª edição do HipHop em Movimento – Homenagem a Preto Ghóez, na programação do Festival Internacional Viva Dança.  A 3ª edição do HipHop em Movimento aconteceu em 2011, com uma homenagem aos 15 anos do hip hop na Bahia. E a 4ª edição em 2012 com o tema Comunicação e Desenvolvimento, a parti desse ano a Batalha de Break – Evolução Hip-Hop se tornou uma competição nacional e se tornou destaque em toda imprensa baiana.

Comemorou em 2012 seu aniversario de 5 anos na Educadora FM com a realização do projeto Tambores da Liberdade e Evolução Hip-Hop “05 Anos de Resistência, que reuniu oficinas de break, grafite e estética negra na sede do Ilê Aiyê,  a a celebração com a Festa de 5 Anos da Faixa Negra da Educadora FM 107.5, que contou com exposição de grafite,  desfile de cultura afro, exposição de grafite e show’s com as bandas Afro Jhow, Fúria Consciente e Band’Aiyê. Entre outros eventos de cunho sócio-politico-cultural que vem sendo realizado durante esses anos de trabalho.

Saiu sete vezes do estúdio oficial da Educadora FM e foi transmitido ao vivo da Praça Tereza Batista–Pelourinho, do Passeio Publico-Campo Grande, do Teatro Vila Velha, do mercado da cidade de Feira de Santana e fez uma transmissão especial direto da III Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de novembro de 2009 na cidade de Ilhéus-Ba.

O programa já recebeu como entrevistados especialistas nas áreas de direitos humanos, educação, saúde, segurança pública, representantes do poder público, artistas da cultura hiphop e ativistas do movimento negro e social. Esse espaço na Educadora FM tem a perspectiva de valorização e fortalecimento do movimento, que vem contribuindo desde sua existência para a transformação da realidade social das camadas populares. Espera-se que uma cultura de respeito e conscientização se fortaleça através da participação de diferentes públicos dos mais variados bairros da cidade de Salvador, do interior da Bahia e do Brasil.

Produtor e apresentador: Hamilton Oliveira (Dj Branco)
Quadros: CMA Hip-Hop Informa e Recôncavo Cultural
Correspondente: Lorena Morais (Estudante de Jornalismo na UFRB)
Colaborou: Jorge Hiltom, Mia Lopes, Eliciana Liz, Neném Souza, Paulo Filho e J.R. Júnior na produção de todos os beats e gravações das vinhetas.

Contatos:
Nossos telefones:
(71) 9151-0631 / 3116-7409
E-mail: cmahiphop007@gmail.com
Blog: www.educadora.ba.gov.br/evolucaohiphop
Twitter: www.twitter.com/EvolucaoHipHop
Facebook: http://www.facebook.com/DjBranco007
Skype: DjBranco007

……………… …

6 Comentários para “Quem Somos”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by fans.da.musica.boa , Fabricio Rocha. Fabricio Rocha said: @evolucaohiphop, na Educadora FM da Bahia, é um programa que conseguiu integrar bem, rádio pública↔comunidade↔atitude http://bit.ly/bXjS8h […]

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.