IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Animação baiana Òrun Àiyé estreia nesta sexta (15)

Òrun ÀiyéPremiado no Festival Brasil Stop Motion, o curta narra a história fascinante de Oxalá para cumprir a missão de criar o mundo; pré-estreia fará alusão alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

A animação Òrun Àiyé estreia nesta sexta-feira (15), às 19h, no Cinema Glauber Rocha, em Salvador. Produzido pela Estandarte Produções, o curta mostra a trajetória de Oxalá, dublado por Carlinhos Brown, em sua missão de criar o universo. Carregado de simbolismos da cultura afro-brasileira, a produção é um projeto educacional voltado para a conscientização de crianças e jovens, quanto à religiosidade africana. Os deuses Oludumaré, Orunmilá, Oduduwa, Exú e Nanã terão papel fundamental para o desfecho dessa história.


Vinte fotografias que têm como subtexto o processo criativo do filme ganham as paredes do local na primeira mostra realizada pela fotógrafa Diane Luz, além de exibir depoimentos de importantes personalidades artísticas, sociais, políticas e culturais do cenário baiano. Seguido por um debate com as diretoras do filme sobre a produção e suas temáticas. O evento será animado por um pocket show da cantora Savannah Lima e participação especial de Hannah Macedo.

Dirigido pelas cineastas Jamile Coelho e Cíntia Maria e com roteiro de Thyago Bezerra, o curta foi premiado, na categoria “Novos Talentos”, do Festival Brasil Stop Motion, maior do gênero na América Latina. O evento recebeu 275 produções de 46 países, dos quais 51 foram os finalistas e apenas dois filmes nacionais foram premiados.

Outros convidados especiais também emprestaram suas vozes para personagens do filme, como o ator Jorge Washington (Orunmilá), João Miguel (Olodumaré), Carlos Betão (Bira), Fábio de Santana (Oduduwa) e a atriz Fernanda Crescêncio (Luna).

A estreia será umas das atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa — celebrada no dia 21 de janeiro — homenageará Mãe Gilda de Ogum, Yá Mukumbi e Ubiratan Castro. O evento será realizado com patrocínio da Lola Cosmetics e apoio da  Secretaria de Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Infraestrutura através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e XColorum.

Confira também o teaser de Òrun Àiyé: https://vimeo.com/143838081


SERVIÇO
Pré-estreia Òrun Àiyé
Quando: 15/01/15, às 19h
Local: Cine Glauber Rocha, Pç. Castro Alves, Salvador
Lotação: 200 pessoas
Ingressos no local (gratuito)

Atendimento para a imprensa
Lucas Caldas
+ 55 71 98893-7501 

Tags:

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.