Encontro de sambadores debate revalidação do registro do samba de rodada Bahia como patrimônio cultural

BARQUINHA FOTO LUIZ SANTOSO evento acontece dia 31 de outubro, em Santo Amaro da Purificação

Mais uma importante etapa do processo iniciado no ano passado para debater a renovação do registro do samba de roda do Recôncavo Baiano como patrimônio cultural brasileiro e seu plano de salvaguarda acontecerá durante o 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda – Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda, onde será apresentado o relatório preliminar de análise para a revalidação. Realizado pela ASSEBA (Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia), Rede do Samba do Roda e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o encontro ocorrerá no dia 31 de outubro, das 8h30 às 18h, no Teatro Dona Canô e noCentro de Referência do Samba de Roda, no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano.

Mais de 300 pessoas entre mestras e mestres sambadores e interessados no tema são esperadas para o evento, que contará também com a presença do repentista, cordelista e sambadorDr. Bule-Bule e do cineasta Pola Ribeiro, ex-diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), atual secretário do Audiovisual no Ministério da Cultura.

O processo de avaliação para revalidação do bem cultural de natureza imaterial é previsto por lei. Depois de 10 anos do registro do samba de roda baiano como patrimônio cultural brasileiro, o processo de revalidação foi iniciado em 2014 com a realização de assembleias itinerantes, mediadas pela Superintendência do IPHAN na Bahia, em municípios do Recôncavo e de outras regiões da Bahia para onde o samba se expandiu na última década. No encontro, será apresentando o relatório preliminarelaborado a partir das assembleias e os participantes terão a oportunidade de reavaliar e propor modificações para o plano de salvaguarda do samba baiano.

Conexão Pará – Bahia–Uma caravana vinda do Pará com integrantes do grupoCarimbó, manifestação cultural paraense reconhecida como patrimônio imaterial em 2014, participará do evento para conhecer como acontece o processo de revalidação do registro e aprender com a experiência dos sambadores e sambadeiras baianas como elaborar o plano de salvaguarda.

Salvaguardar um bem cultural de natureza imaterial é apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

SERVIÇO
O quê: 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda – Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda
Quando: 31 de outubro, das 8h30 às 18h
Onde: Teatro Dona Canô eCentro de Referência do Samba de Roda- Santo Amaro/Ba

Luiz Carlos Brasileiro: (75) 99977-2702 | Coordenação Geral
Gabriela da Fonseca: (71) 99644-1517 | Assessoria de Imprensa
Olívia Roberta Silva: (71) 99679-0815 | Coordenação ASSEBA
AnyManuella: (75) 98841-7501 | Coordenação ASSEBA

31 de outubro de 2015

08h30| Recepção, entrega de material e acomodação;

09h| Mesa de abertura

09h30| Roda de Dialogo: 10 Anos de Patrimonialização do Samba de Roda – história, perspectivas e desafios

Expositores: Departamento de Patrimônio Imaterial (IPHAN Brasília), SuperintendênciaIPHAN (Bahia) e Asseba

Debatedores: Alva Célia, Rosildo do Rosário e Drº Bule Bule

11h| Intervenção – Samba de Lata

Local – Teatro Dona Canô

12h| Almoço

Local – Centro de Referência do Samba de Roda

14h | Vídeo Institucional: “10 Anos de História e Salvaguarda”

14h15| Apresentação do Relatório Preliminar das Assembleias Itinerantes – “Reavaliar, Demandar e Propor modificações e novos encaminhamentos para o Plano de Salvaguarda.”.

Coordenação:AnyManuella

Expositora: Bruna Teixeira

15h30| Intervenção – Samba Mirim

Local – Teatro Dona Canô