A Professora Doutora Inaicyra Falcão lança em Salvador a 3ª Edição do livro Corpo e Ancestralidade.

Corpo e AncestralidadeNo dia 30 de setembro, às 15h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), a professora doutora Inaicyra Falcão dos Santos lançará a 3ª edição do Livro Corpo e Ancestralidade – uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. O evento que será realizado pela Acosta Produções Artísticas tem o objetivo colocar o público baiano em contato com esta obra que tem sido referência no ensino de dança no Brasil, a programação será composta por uma palestra de Inaicyraonde será apresentado ao público a sua trajetória artística, bem como o processo de criação do livro. A tarde de lançamento terá sequência com a performance do Grupo Experimental de Dança da UFBA, Núcleo Irepó, apresentando fragmentos do espetáculo OnáMetá(Os Três Caminhos), trabalho artístico sob direção da professora doutora Lara Rodrigues Machado, inspirado em algumas obras esculturais de Deoscóredes Maximiliano dos Santos, Mestre Didi,  e que tem como eixo a ancestralidade, a tradição das culturas, com um diálogo no mundo atual. Após a apresentação será realizado um bate papo com a plateia e sessão de autógrafos. A terceira edição do Corpo e Ancestralidade conta agora com ilustrações coloridas, o livro estará à venda no valor de R$: 40,00.

Segundo Luciane Ramos Silva (Antropóloga, bailarina e mobilizadora cultural. Doutoranda em Artes da Cena e mestre em antropologia pela UNICAMP. Bacharel em Ciências Sociais pela USP): “Motivada pelos legados civilizatórios africano-brasileiros, a obra Corpo e Ancestralidade – Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação (3ª Edição) propõe percepções múltiplas sobre os conhecimentos tradicionais e suas atualizações, anunciando uma proposta de dança-arte-educação profundamente articulada com as questões que inquietam o Brasil contemporâneo e que são desafios para a experiência de uma nação que se quer plural e democrática, mas que hierarquiza e folcloriza saberes. Entrelaçando pesquisa e criação, o trabalho abre caminhos férteis para a construção de propostas educativas que valorizem as trajetórias pessoais e coletivas das gentes brasileiras. Apontando para o enfrentamento positivo de nossas histórias, diversas anatomias culturais e para memórias recriadas cotidianamente, Corpo e Ancestralidade mobiliza-nos a habitar nossos próprios corpos e acompanhar o movimento do mundo”.

Inaicyra Falcão é natural de Salvador, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente dedica-se a sua carreira de cantora lírica, com a qual participa de diversos eventos culturais e acadêmicos pelo Brasil.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO CORPOE ANCESTRALIDADE 3ª EDIÇÃO
Onde: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quando: 30 de setembro
Horário: 15h
Valor: Entrada Franca mediante inscrição, até 25 de setembro, através do e-mail acostaproducoesartisticas@gmail.com

FICHA TÉCNICA:
Autora: ProfªDrªInaicyra Falcão dos Santos
Direção da PerformanceOnáMetá(Três Caminhos): ProfªDrª Lara Machado Rodrigues
Bailarinos: Andréia Oliveira, DandaraBaldez, Gutemberg Junior, Haíssa Brandão, Jadiel Ferreira,Marilia Daniel e Paula Marinho
Designer gráfico e fotógrafo: Sidney Rocharte
Diretor de Vídeo: Ailton Pinheiro