IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Bando de Teatro Olodum inicia celebrações dos seus 25 anos

11187299_10153103508818387_2054784754281518970_oGrupo teatral inicia comemorações com festa no Pelourinho e temporadas dos espetáculos Bença e Áfricas, e anuncia programação no Teatro Vila Velha durante todo o ano

O Bando de Teatro Olodum é referência nas artes cênicas e nas ações afirmativas em todo o país. Nascido no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, e residente há duas décadas no Teatro Vila Velha, o grupo celebra 25 anos de história, marcadas por mais de 20 montagens, 3 mil apresentações, atuação no cinema, televisão e turnês por diversos continentes. Não à toa, a comemoração começa no berço, o Pelourinho, com festa no Largo Tereza Batista, que reúne em 3 de maio, domingo, às 13h, shows do Ilê Aiyê e da banda Negros de Fé, com participações especiais do Olodum, da sambista Juliana Ribeiro, e discotecagem de DJ Branco, além de desfile de moda com diversos estilistas e personalidades. A partir do dia 8, os festejos seguem no Teatro Vila Velha com temporada dos espetáculos Bença e Áfricas, que mobilizam o espaço de sexta a domingo, até 14 de junho.


Este é apenas o início das comemorações do Bando, que já confirmou que vai ocupar o Teatro Vila Velha com programação especial durante todos os meses do ano. “Escolhemos celebrar o nosso aniversário durante o ano inteiro. Todo mês teremos uma novidade para o público no palco do Teatro Vila Velha, que é nossa casa há 20 anos”, conta a atriz Valdineia Soriano.

Bodas de Prata
Nascido em uma cidade na qual a raça negra ocupa cerca de 80% de sua população, o elenco baiano do Bando de Teatro Olodum tem como proposta uma linguagem cênica contemporânea, comprometida com um teatro engajado. Em suas Bodas de Prata, o grupo celebra o reconhecimento, atestado pelo público e por instituições como o Ministério da Cultura e o Itamaraty, mas luta por patrocínio para seus novos projetos – que incluem apresentação de repertório, nova montagem teatral, circulação de espetáculos, exposição comemorativa e oficinas de formação. Para as temporadas de Bença e Áfricas, que já acontecem em maio, no Teatro Vila Velha, o investimento virá dos fundos obtidos com o evento que acontece no Pelourinho.

A Festa
A abertura dos festejos, que acontece no Largo Tereza Batista, em 3/05, 13h, será um grande encontro de artistas, parceiros e público do Bando de Teatro Olodum, com espaço aberto, é claro, para aqueles que desejem conhecer o grupo. A animação da festa fica por conta dos shows do Ilê Aiyê e do samba partido-alto da banda Negros de Fé, com participações especiais do Olodum e de Juliana Ribeiro.

Além de música, na festa tem espaço ainda para a moda. O Bando convidou estilistas baianos para criar roupas exclusivas para personalidades da cena cultural soteropolitana, que vão desfilar no evento. Os looks são assinados por Mônica Anjos, Ismael Soudam, Madá Negrif, Goya Lopes, Cássio Caiazzo, Saraí (Ifá Veste), Najara Black, Levite Bahia e Claudia Di Moura. Entre os modelos da noite, estão os cantores Lazzo Matumbi, Dão e Tonho Matéria; a promoter Marta Góes; a jornalista Rita Batista; a escritora Makota Valdina; as apresentadoras Wanda Chase e Lise Oliveira; Alaíde do Feijão; a escritora Vanda Machado; a gestora Arany Santana; a Miss Bahia Priscilla Santiago; o vereador Moisés Rocha; os militantes Hamilton Borges e Andréia Beatriz (Campanha Reaja); a cantora Inaicyra Falcão; a cabeleireira Negra Jhô e o presidente do Olodum João Jorge.

As crianças também têm seu espaço na festa, que contará com área especial para os pequenos, com pula-pula, piscina de bolinhas e muita brincadeira.


SERVIÇO

BODAS DO BANDO
Shows do Ilê Aiyê e de Negros de Fé, discotecagem de DJ Branco
Participação do Olodum e de Juliana Ribeiro
03/05/ domingo / 13h
Largo Tereza Batista / Pelourinho
Ingressos: R$ 20

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.