IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Hoje o CineFacom retorna suas atividades

cinefacomA mostra que apoia a produção audiovisual dos estudantes estreia com o Documentário Acupe Terra Quente

O projeto CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA – está de volta. Com novos filmes, retorna como um espaço de circulação e reflexão da produção audiovisual universitária e contemporânea com mostras mensais, nas quartas-feiras, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Estreia – A sessão de reabertura terá uma estreia dia 08 de abril (quarta-feira): Acupe Terra Quente, documentário produzido pela Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Memória Social: Audiovisual e Identidades, coordenado pelo professor José Roberto Severino. O início do evento está marcado para as 17 horas com a  apresentação do Grupo de Samba de Roda Raízes de Acupe seguido de um bate-papo e exibição do documentário.

Criado em fevereiro de 2013, o projeto CineFacom será realizado pelos membros do Centro de Comunicação Democracia e Cidadania – CCDC da Facom, com o apoio da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: Audiovisual e Identidades.

Realizado durante um ano, o CineFacom promoveu 16 edições quinzenais, com um público de aproximadamente 800 pessoas. Com um formato intercalado entre mostras com produções de estudantes e sessões especiais, o projeto tornou-se referência na UFBA em divulgação audiovisual de trabalhos estudantis.

O projeto vai manter as mostras especiais com diretores convidados e sessões estudantis, agora com edições mensais, sempre nas quartas-feiras. Estudantes da UFBA poderão inscrever filmes de no máximo 30min, de variados gêneros e temáticas. Contando com o apoio da PROEXT, o evento possibilita a emissão de certificados.

Filme
Acupe – Terra Quente | José Roberto Severino | 59 minutos
O documentário sobre o distrito de Acupe, no Recôncavo baiano, nome que significa “Terra Quente”, insere o espectador no cenário cultural e social do lugar, apresentando as suas mais variadas manifestações como o Nego Fugido, Mandus, Bombachos, Burrinhas, Caretas e grupos de Samba de Roda; destacam-se as tensões religiosas; o cotidiano das famílias que carecem de serviços de saúde, saneamento e educação, além das aspirações políticas. Esse cenário compõe o repertório de significação e de sentido da vida no distrito do Recôncavo Baiano.

Essas histórias são mostradas a partir do registro contado pelos moradores locais. O documentário é resultado dos trabalhos da disciplina ACCS –  Memória Social: Audiovisual e Identidades, entre os anos de 2011 e 2014.

Confira nossa programação

PROGRAMAÇÃO GERAL
08 de abril de 2015 – Mostra Especial
Estréia do Filme Acupe Terra Quente produzido pelos membros da ACCS Memória Social: Audiovisual e Identidades e coordenado pelo professor José Roberto Severino (Facom/UFBA).

13 de maio de 2015 –Mostra Estudantil
Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA com vídeos de qualquer Gênero com duração de até 30 minutos.

10 de junho de 2015 –Mostra Especial
Mostra de Direitos Humanos

08 de julho de 2015 –Mostra Estudantil
Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA com vídeos de qualquer Gênero com duração de até 30 minutos.

SERVIÇO:
O que: Retorno do CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA
Quando: dia 08 de abril (quarta-feira), 17 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Tags:

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.