IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

“VIVA A DEMOCRACIA”, nesta terça (17), no Forte do Barbalho

VIVA A DEMOCRACIAEncontro “VIVA A DEMOCRACIA”, acontece nesta terça-feira (17), às 14:30, no Forte do Barbalho.  

O evento, organizado pelo Comitê Baiano Pela Verdade, comemorará os 30 anos do fim da ditadura que ocorreu em 15 de março de 1985 quando tem início a redemocratização do país. A escolha do Forte do Barbalho, onde em 1º de, abril de 2014, se relembrou os 50 anos da ditadura, é porque ele foi o principal Centro de tortura do regime militar na Bahia, além de ter sido historicamente palco de violência e prisão desde o período colonial – ali estiveram encarceradas lideranças da Conjuração Baiana (1798) da Revolta dos Malês (1835) e da revolta autonomista da Sabinada (1837).


Na oportunidade, Ivan Seixas, membro da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça e que no evento falará sobre “Justiça de Transição, Memória e Verdade”, dará entrevista. Ivan Seixas vem à Bahia, também, para articular com a Comissão Estadual da Verdade, a expedição que deverá recuperar, no sertão da Bahia, os restos mortais de João Leonardo da Rocha, baiano e desaparecido político.

Participam da coordenação do Comitê Baiano Pela Verdade o Grupo Tortura Nunca Mais, a OAB, o Centro de Estudos Victor Meyer, a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e a ASA – Ação Social Arquidiocesana.

A programação do evento do dia 17 que se desenrolará das 14:30 as 17:30 inclui aula pública, recital de poesia, lançamento de livros e show musical (vide programação).

Joviniano Carvalho Neto – presidente do Grupo Tortura Nunca Mais – Bahia
membro da coordenação do Comitê Baiano Pela Verdade
membro da Comissão Estadual da Verdade

 

Tags: , , ,

Um Comentário para ““VIVA A DEMOCRACIA”, nesta terça (17), no Forte do Barbalho”

  1. Robertino Silveira Tavares dos Santos Júnior disse:

    Bom dia. D Zélia Cardozo Tavares dos Santos. Foi. Despedida
    Após gravidez ainda encosta da para tratamento médico
    Da Petrobras em 66. Por motivos políticos
    A carteira de trabalho foi inutilizada. Com as palavras cancelada
    Em todas as folhas. Para não conseguir. Trabalho

    P

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.