IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Salvador será marcado por homenagem à Mãe Gilda

Mãe GildaUm ato simbólico nesta quarta-feira (21), às 8h, no Parque do Abaeté, marcará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em memória da baiana Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda, que faleceu em 2000 após agravamento de problemas de saúde, resultado de episódios em desrespeito a suafé. Em ritual organizado pelo terreiro que a homenageada fundou e hoje é liderado por sua filha biológica, Mãe Jaciara, o Axé Abassá de Ogum, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, colocará flores no busto da ialorixá.


A honraria contará ainda com o toque dos tambores do bloco afro Malê Debalê, em reverência à mãe de santo, oferenda de milho branco e fogos. Também estarão presentes adeptos do candomblé e de outras religiões de matriz africana, familiares e amigos de Mãe Gilda, que teve seu terreiro invadido, violado e imagem maculada por representantes de outro segmento religioso. A data foi estabelecida por meio da lei federal 11.635/2007, pelo então presidente Lula, e serve para fomentar o debate acerca do respeito às diferentes crenças e à liberdade de culto.

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.