IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Jovens realizam mostra sobre enfrentamento à violência

CipoEvento reúne moradores, lideranças comunitárias e políticos, em debate sobre o genocídio da juventude negra. Candidatos são convocados a assinar carta compromisso com a juventude, pelo fim da violência.

A ONG CIPÓ – Comunicação Interativa promove mostra do projeto de Formação em Participação Política, que tem como tema a violência contra a juventude negra. O evento acontece no dia 30 de setembro (terça-feira), na sede da CIPÓ – Comunicação Interativa (Rua da Paciência, 3784, Rio Vermelho, Salvador).

A mostra é parte das ações do projeto Juventude, comunicação e políticas de saúde: incidência e prevenção contra a violência e o abuso de drogas, realizado pelo Núcleo de Incidência Política da organização, em parceria com o Ministério da Saúde. Durante encontro será apresentado o vídeo documentário Coisas que não te Contam, que evidencia a violência que tem recaído sobre a juventude negra, alcançando índices alarmantes.

Na ocasião haverá um debate com candidatos a deputado estadual, representantes de cada uma das coligações, para apresentar e debater propostas para o enfrentamento à questão. Os candidatos serão convocados a assinar o documento Pacto pela Juventude, com propostas do Conselho Nacional da Juventude, que entre outras questões, propõe o enfrentamento ao genocídio da juventude negra. Com objetivo que os governantes se comprometam com as políticas públicas de juventude.

Sinopse do vídeo documentário – Produzido por um grupo de adolescentes moradores e moradoras do Subúrbio Ferroviário da cidade de Salvador, o curta metragem ilustra a força política do movimento negro local e, paralelamente, faz alguns questionamentos sobre a atuação da polícia militar e sua relação com o aumento dos índices de homicídios de jovens negros de regiões periféricas da cidade.

O vídeo aborda também, através de falas de atores sociais e moradores do Subúrbio, outros contextos que contribuem para o aumento da violência contra os jovens na capital baiana. Produzido através de aparelhos de celular e câmeras compactas, o filme foi produzido por jovens integrantes do programa de monitoramento de políticas públicas da Formação em Participação Política, da ONG CIPÓ – Comunicação Interativa, com apoio do Ministério da Saúde.

Pacto pela Juventude – é uma proposta do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) para que os governos federal, estadual e municipal se comprometam com políticas públicas para os jovens e para que os candidatos políticos incluam em suas propostas as demandas da juventude brasileira. ( pactopelajuventude.wordpress.com ).

Dados violência – Segundo o relatório do Mapa da Violência (2014), a capital apresenta altos índices de mortandade da população jovem negra periférica. Em 2012 Salvador aparece em 14º lugar no ranking de homicídio da população juvenil entre os municípios do país. No período analisado (2002-2012) o número de jovens mortos a cada 100 mil na cidade de Salvador subiu de 48 para 138, um aumento de 184%. É o quarto maior índice do Nordeste, atrás de Natal (316%), São Luís (239%) e Fortaleza (195%).

SERVIÇO
O Quê: Mostra Coisas que não te contam e debate com candidatos
Quando: 30 de setembro (terça-feira)
Onde: CIPÓ – Comunicação Interativa (Rua da Paciência, 3784, Rio Vermelho, Salvador.


PROGRAMAÇÃO

14h00 Abertura
Apresentação dos trabalhos
Apresentação do Blog da Turma de formação em Participação Política

14h15 Exibição do Vídeo (10’)
Vídeodocumentário Coisas que Não Te Contam, produzido pelos jovens da turma de
Formação em participação política

14h30 Início do Debate
Apresentação das regras do Debate e dos candidatos
Mediação: Dj Branco

15h40 Encerramento
Leitura da carta compromisso com a juventude
Assinatura da carta pelos convidados

MAIS INFORMAÇÕES

CIPÓ – Comunicação Interativa
– Nilton Lopes, Coordenador do Núcleo de Incidência Política, (71 3503-4480), mobilização@cipo.org.br
– Débora Didonet, educadora da turma de formação em participação política da CIPÒ, (71 3503-4480) / debora@cipo.org.br

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.