Seminário Canal da Cidadania, nesta sexta (18), no Teatro do IRDEB

10355839_725950350796018_1079298015377395830_nO Terceiro Setor baiano já pode ter seu próprio Canal de TV.

Duas das quatro faixas disponíveis do Canal da Cidadania em Salvador poderão ser utilizadas por entidades comunitárias – ONGS, Associações e OSIPs, que tem até o dia 04 de agosto para se habilitar no Ministério das Comunicações. E é para estimular e contribuir com o terceiro setor no estado, no sentido da formulação das propostas de habilitação, que o IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia promove no próximo dia 18 de julho, no Teatro do Irdeb, das 08h30 às 12h, o “Seminário Canal da Cidadania”, que terá a presença da secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, da secretária de Comunicação do Governo do Estado, Marlupe Caldas, do diretor-geral do Irdeb, José Araripe Jr. e do analista de Novos Negócios da ACERP – Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, Arthur William, que falará sobre a visão geral do Canal da Cidadania, equipamentos, custos e modelo de operação, procedimentos, documentos e prazos e financiamento.

A abertura de canais municipais de TV digital, de âmbito municipal – o “Canal da Cidadania” – foi possível graças ao Decreto 5820, de 29 de junho de 2006 em conjunto com a Portaria 489 do Ministério das Comunicações de 12 de dezembro de 2012. Os principais objetivos dos canais são buscar pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social e o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil, e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura. As entidades escolhidas serão responsáveis por programar duas faixas do canal 24 do Plano Básico de Televisão Digital na capital baiana, outorgado ao IRDEB. Poderão se inscrever as entidades associativas ou comunitárias, sem fins lucrativos, que tenham sede em Salvador e que não estejam vinculadas a nenhuma esfera de governo.

O canal de TV digital que está sendo posto à disposição das entidades do terceiro setor está entre as ferramentas de comunicação audiovisual mais modernas que existem. O Sistema Brasileiro de TV Digital-Terrestre (SBTVD-T) terá imagens em alta definição (HDTV) ou em definição padrão (SDTV), com interatividade, que permite não só a transmissão com excelente qualidade de som e imagem, mas também a interação com o público telespectador. Informações sobre o Canal da Cidadania e sobre a habilitação para concessão do canal podem ser amplamente adquiridas nos endereços eletrônicos: http://www.mc.gov.br/acoes-e-programass/canal-da-cidadania ou http://canaldacidadania.org.br/ e http://www12.senado.gov.br/noticias/Arquivos/2013/11/18/canal-da-cidadania

As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente por meio de formulários, que podem ser encontrados http://canaldacidadania.org.br/aviso-de-habilitacao-para-tv-comunitaria/ e serão recebidas via postal para a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica ou presencialmente no Ministério das Comunicações. O Canal da Cidadania faz parte do conjunto de canais públicos explorados por entes da Administração Pública direta e indireta em âmbito federal, estadual e municipal, e por entidades das comunidades locais, dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO CANAL DA CIDADANIA

Dia: 18 de Julho de 2014
Local: Teatro IRDEB, Salvador, Bahia

08h30 – CREDENCIAMENTO