IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Flupp Brasil acontece em Salvador nos dias 09 e 10 de maio

fluppEvento lançará livro com textos de 40 novos autores 

A Flupp Brasil, evento literário criado por Ecio Salles, Heloisa Buarque de Hollanda, Julio Ludemir e Luiz Eduardo Soares, reúne,autores brasileiros e estrangeiros em quatro das sedes que receberão jogos da Copa do Mundo. A Cidade Industrial, em Curitiba, será a primeira comunidade a receber o evento, nos dias 25 e 26 de abril. Em maio, nos dias 09 e 10, é a vez de Alagados, em Salvador no Espaço Cultural Alagados. Ainda em maio, a Cidade Tiradentes, na periferia da capital paulista, recebe a programação da FLUPP Brasil nos dias 23 e 24. O encerramento do evento acontece no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho. A FLUPP Brasil é apresentada pelo BNDES. O evento é uma realização da Associação Cultural de Estudos Contemporâneos (ACEC).

A FLUPP Brasil substitui a FLUPP Pensa, evento que teve duas edições (2012 e 2013) no Rio de Janeiro, lançou quatro livros e 84 novos autores selecionados a partir de oficinas promovidas em comunidades cariocas. Nesse novo formato, o evento apresentará 40 novos autores que terão seus textos publicados em um livro, com lançamento previsto para agosto desse ano. As inscrições poderão ser feitas via site (www.flupp.net.br) até a véspera de cada evento.  “Assim como aconteceu na FLUPP Pensa, a FLUPP Brasil tem como principal objetivo a produção de um livro. A diferença desta vez é que o tema remeterá a uma reflexão profunda sobre o País. Por isso, nós elegemos quatro pensadores brasileiros, fundamentais para a estruturação do nosso País, que terão suas obras discutidas com total abertura crítica”, explica Julio Ludemir, um dos idealizadores da FLUPP Brasil.

O evento
A FLUPP Brasil-Savador terá dois dias de duração cada e acontecerá em duas etapas: um debate sobre quatro grandes pensadores brasileiros (Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade e Darcy Ribeiro) e um encontro literário entre escritores do Brasil e de outros países que têm seleções classificadas para a Copa do Mundo deste ano, em Salvador por exemplo, teremos  Elicura Chihuailaf Nahuelpán(Chile), Dama Bete(Portugal), Jean-Yves Loude(França) e Marta Quiñonez(Colômbia), que debaterão o local e o global, com participações de Jorge Portugal, Magareth Menezes, Ana Maria Gonçalves, Carlinhos Brown e Bernardo Buarque de Holanda entre outros.

Após o encerramento do ciclo de debates, os participantes da FLUPP Brasil enviarão textos, poemas e narrativas curtas, que serão analisados pelos curadores do evento e selecionados para a publicação no livro da FLUPP Brasil. Ao todo, serão selecionados dez textos escritos por dez autores de cada uma das cidades sede, num total de 40.

Mais Informações
(71) 91929013
Tel. (21) 2544.6203
Márcio Martins ( marcio.martins@trevocomunicativa.com.br )

Carolina Salgado (carolina.salgado@trevocomunicativa.com.br)

www.trevocomunicativa.com.br

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.