IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

VIVADANÇA FESTIVAL INTERNACIONAL comemora 8 anos

VIVADANÇAArtistas e grupos de diversas partes do mundo celebram o mês Internacional da Dança com a participação de 10 países, 3 estados e 4 cidades

Em 29 de abril, o mundo comemora o Dia Internacional da Dança, instituído pela UNESCO em 1982. A data é em homenagem póstuma a um dos grandes mestres do Balé, o francês Jean-Georges Noverre.

Nessa 8ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional, Alemanha, Bélgica, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Polônia, Portugal e Israel aportam em palcos da Bahia, de Belo Horizonte (pelo terceiro ano consecutivo) e da charmosa debutante Vitória do Espírito Santo.

Dirigido por Cristina Castro, o festival começa oficialmente no dia 11 de abril, com a Cia. Fusion de Danças Urbanas, e segue até o dia 04 de maio. Grandes espetáculos de dança, mostras, mesas-redondas, oficinas, residências artísticas, premiações, entre outras atividades de formação de plateia, intercâmbio e economia da Dança, ocupam 10 importantes teatros brasileiros.  

No panteão de nomes célebres dessa nobre linguagem universal, o bailarino e coreógrafo português Paulo Ribeiro, artista aclamado pela crítica europeia com mais de 30 anos de carreira; a Cie.Toula Limnaios, da Alemanha, com o espetáculoAnderlanda dramaturga, crítica e curadora polonesa Joanna Leśnierowska e o bailarino e coreógrafo Janusz Orlik  com “Insigth”; A mostra do Festival Internationale Solo-Tanz-Theater, que premia anualmente obras autorais de intérpretes de diferentes nacionalidades; Appels,appels,appels, de Gilles Noël, o solo THE M.O.X.X. PILL, de Anneke Ghysen, ambos da Bélgica; Da França vem Open mic. Suffocation, de Joachim MaudetFrom the waltz to the mambo (Da valsa ao mambo), da Hungria, com Milán ÚjváriCAOS, da espanhola Sonia RodríguezTeresa Alves da Silva, de Portugal, no solo Lake. E o espetáculo Éterea, da companhia costarriquenha Los INnato.

“Acredito que a sustentabilidade do Festival está diretamente ligada à sua renovação. A cada ano busco inserir ações que possam trazer novos resultados, sempre com o olhar atento ao movimento da dança na nossa cidade, no nosso país e no mundo”, explica Cristina Castro, diretora geral e curadora artística do VIVADANÇA Festival Internacional.

Mais informações no site: http://www.festivalvivadanca.com.br/

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.