IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Filhas de Gandhy celebram 35 anos com Ensaio no Pelô

Festa terá cortejo do Afoxé e as cantoras Márcia Short e Savannah Lima

A praça Tereza Batista, Pelourinho, receberá no dia 24 de fevereiro, a partir das 20h, o Ensaio Geral do Afoxé Filhas de Gandhy, primeiro Afoxé feminino do Brasil, que sairá em cortejo desde a sua sede até a praça, arrastando turistas e soteropolitanos pelas ruas do Pelô. O Ensaio terá a participação das cantoras Márcia Short e Savannah Lima, que celebrarão os 35 anos do bloco no Carnaval 2014. O show será antecedido por cortejo das Filhas de Gandhy, saindo da sede, às 19h30.

O Filhas de Gandhy, uma iniciativa de empoderamento da mulher, leva a graça, a beleza e a força feminina nos vocais, na dança – com um corpo de bailarinas de dança afro – e nas roupas usadas pelas integrantes do bloco, que em 2014 trará o tema “Roda Menina”, em alusão à inserção da mulher em espaços de poder como as rodas de samba, capoeira e de candomblé. Pela relevância do Afoxé Filhas de Gandhy no fortalecimento da imagem da mulher, em especial da mulher negra, e seu engajamento em prol do empoderamento da figura feminina nos espaços de cultura em suas variadas manifestações, o bloco levará à praça os shows das cantoras Savannah Lima, ex-vocalista da Banda Feminina Didá que vem ascendendo no cenário musical independente de Salvador e a consagrada cantora Márcia Short, que animarão o público com repertórios especiais, em alusão aos ritmos samba reggae, afro e ijexá.

O Bloco – Há 35 anos, o consagrado “tapete branco” do Carnaval de Salvador – o Afoxé Filhos de Gandhy – ganhava uma companhia para desfilar nos circuitos da folia: as Filhas de Gandhy. Formado hoje por 500 mulheres, que vem logo atrás dos cerca de 10 mil associados do Afoxé mais tradicional da festa, o bloco nasceu com o propósito de levar às ruas as esposas, amigas, namoradas dos Filhos de Gandhy, conceito hoje transformado pela participação ativa de mulheres engajadas política e artisticamente na defesa dos direitos da mulher.

No carnaval 2014, o Afoxé contará com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que, no Ensaio Geral,  também lançará campanha de combate à violência contra a mulher na folia.

 

SERVIÇO:
O que: Ensaio Geral do Afoxé Filhas de Gandhy
Onde: Praça Tereza Batista – Pelourinho – Cortejo da sede até a praça, às 19h30.
Quanto: Gratuito
Atrações: Afoxé Filhas de Gandhy, Savannah Lima e Márcia Short

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.