IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

O filme Raça será exibido na Sala Walter da Silveira, dia 19/12

Sala de Cinema Walter da Silveira faz exibição especial do filme “Raça – Uma luta pela Igualdade” para a comunidade quilombola Rio dos Macacos

A próxima quinta-feira (19/12) será um dia especial na Sala de Cinema Walter da Silveira, na Biblioteca Central dos Barris. Não só pela exibição do documentário “Raça – Um filme sobre igualdade”, de Joel Zito Araújo e Megan Mylan, pouco encontrado em salas de cinema na Bahia. Mas, principalmente, porque o espaço receberá os quilombolas da comunidade Rio dos Macacos, em Simões Filho, alguns deles pela primeira vez na vida em uma sala de cinema.

A iniciativa e o apoio para levar os quilombolas Rio dos Macacos  à sala Walter da Silveira partiu do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), em parceria com a Casa de Criação Cinema, do Rio de Janeiro.

 
A importância desta ação não se restringe a proporcionar o primeiro contato dos quilombolas com o cinema: tem o objetivo maior de mostrar que as comunidades quilombolas podem e devem acessar outros territórios, manifestações e movimentações culturais.

“As pessoas tem uma visão equivocada sobre eles. São pessoas com uma atuação política contemporânea, centrada com o tempo atual e organizadas para reivindicar os seus direitos. Os quilombolas podem e devem ocupar todo espaço da sociedade”, lembra a vice-presidente do CDCN, a socióloga Vilma Reis.

O filme Raça mostra a história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade. Entre estas pessoas está o senador Paulo Paim, que se esforçou para aprovar, no Congresso Nacional, em Brasília, o projeto do Estatuto da Igualdade Racial, que demorou quase uma década para ser aprovado.

Também é retratrado no filme a batalha da ativista quilombola Miúda dos Santos pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. O filme mostra a história do cantor, apresentador e empresário Netinho de Paulo, que durante sua trajetória sofreu racismo e encontrou dificuldade em formar o seu canal, aTV da Gente, majoritariamente por profissionais negros.

“É importante para nós ocuparmos vários espaços. Uma das formas de aniquilar comunidades é impedir delas verem produções de outros povos ou de seus semelhantes. Este impedimento dificulta a organização das etapas de lutas”, ponderou Vilma Reis.

 

Tags: , ,

Um Comentário para “O filme Raça será exibido na Sala Walter da Silveira, dia 19/12”

  1. Francis disse:

    Qual o horário ?

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.