Lançamento do livro Negras (in) Confidencias Bullying não, Isto é racismo!

Livro evidencia a discussão da questão racial dentro das escolas e propõe uma reflexão sobre as estratégias metodológica após 10 anos da Lei 10.639

Como marco reflexivo dos 10 anos da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio o Odara- Instituto da Mulher Negra lança nesta sexta-feira, 06 de dezembro livro Negras (in) Confidencias Bullying não, Isto é racismo! O lançamento acontecerá no Museu de Arte Sacra durante o Seminário Nacional: “Axé – 10.639 maneiras de vivenciar africanidades”, às 17h.

O Livro foi organizado pelas educadoras e ativistas negras Benilda Brito e Valdecir Nascimento e se transformou em uma prova contundente de como os ataques verbais às crianças negras são, essencialmente, a consagração do racismo.  Para as autoras as histórias revelam as vivências raciais de crianças negras na escola.

“Cada relato conta de forma particular a experiência dolorosa de toda criança negra no espaço escolar. É preciso escrever sobre isso para que possamos converter nossas escritas e histórias em ferramenta de enfrentamento a educação baseada nas hierarquias sociais,  raciais e de gênero”, afirmou Valdecir Nascimento.

Este ano a Lei 10.639/2003 completa seus 10 anos e sua implementação é um dos desafios a ser enfrentado para diminuir os casos de racismo, opressão e violação da identidade das crianças no ambiente escolar. “Esta publicação tem o propósito de revelar  que a escola é um lugar perigoso para meninas e meninos negros e todos aqueles(as) que não se encaixam nos padrões estabelecidos pela sociedade racista e impressos no ambiente escolar. Após 10 anos da Lei é visível as seqüelas provocadas pelo racismo, que nega, discrimina e exclui crianças negras dentro dos muros da escola.”, declarou Benilda Brito.

O livro é formado por histórias, que marcaram a infância e a vida de mulheres negras de diferentes cantos do país. A publicação é uma realização do Odara em parceria com a Mazza Edições.

Lançamentos coletivos
Na ocasião, também será lançado a publicação Indicadores da Qualidade na Educação – fruto de uma parceria entre a Ação Educativa ,UNICEF, Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Confira a programação completa do Seminário Axé 10.639 maneiras de vivenciar africanidades: http://institutoodara.org.br/lei-10-639-e-tema-de-seminario-nacional-realizado-na-bahia/

Para mais informações:

Odara Instituto da Mulher Negra