IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Encontro juventude dos Terreiros em Salvador

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realiza encontro nacional com a juventude dos terreiros na cidade de Salvador

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO)/GT Juventude dos Terreiros realizará de 25 a 29 de novembro de 2013, no auditório do Grande Hotel da Barra, em  Salvador, Bahia, o encontro Participação e Controle Social de Políticas Públicas pela Juventude dos Terreiros.

O encontro faz parte das comemorações dos 10 Anos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e contará com a presença de 40 jovens de terreiros, de todas as regiões do país e de diversas tradições de matriz africana. A proposta do GT Juventude dos Terreiros da RENAFRO foi garantir a pluralidade cultural e religiosa, assim como a diversidade de vozes desde Roraima, região norte,  ao Rio Grande do Sul, possibilitando as trocas de experiências e de saberes entre a juventude do tambor de mina, da encantaria, da umbanda, do angola, do ijexá, do ketu, do jejê, do batuque, da jurema, do xangô, mostrando a singularidade e força de cada uma dessas tradições.

O evento tem como objetivos: – fortalecer o ativismo da juventude dos terreiros e ampliar a participação dos jovens nos espaços de defesa de direitos e controle social de políticas públicas, – estimular nos espaços internos e externos aos terreiros o desenvolvimento de ações de promoção da igualdade de gênero, e de promoção e proteção dos direitos e da autonomia dos jovens, – dar continuidade ao processo de qualificação das informações para a juventude dos terreiros visando instrumentalizá-los para a tomada de decisão política e proporcionar o intercâmbio de saberes e informações entre os jovens de terreiros.

O encontro contará com a presença de diversos especialistas que abordarão temas variados  nas Salas de Conversa, e entre os assuntos que serão discutidos podemos destacar: – Racismo Estrutural no Estado Brasileiro e a Intolerância Religiosa, – Movimento Black is Beautifull- do charme ao funk, identidades negras, –  Políticas de Promoção de Igualdade Racial, – Política Nacional da Juventude, – Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, – Plano Juventude Viva, – Sexualidades e Saúde Reprodutiva na Juventude, – Ancestralidade e Tradição, – Impactos da Epidemia de HIV-AIDS na Juventude, etc.

Durante o encontro os jovens vão ao lançamento do livro de Makota Valdina, assim como visitar os terreiros do Ilê Axé Opô Afonjá e Ilê Gantois. Mãe Stella de Oxossi e Mãe Carmem do Gantois vão receber os jovens em seus terreiros para conversar sobre a importância da ancestralidade e as contribuições do povo de terreiro para a sociedade brasileira.

O evento conta com o apoio do Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão Estratégica a Participativa, Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais, Área de Saúde do Adolescente e do Jovem, e Fundo de População das Nações Unidas/UNFPA.

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.