IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Consciência Negra Afrosinfônica

Quarta-feira, 20 de novembro, às 18h, na 107.5 Educadora FM

No dia da Consciência Negra, o Especial das Seis, da 107. 5  Educadora FM, às 18h, abre espaço para a música da Orquestra Afrosinfônica, idealizada pelo maestro Bira Marques. O grupo mescla música brasileira, jazz e sonoridades africanas e um arranjo sinfônico. A Orquestra Afrosinfônica procura flexibilizar o padrão europeu de formação e repertório com um olhar especial para a herança cultural africana.

O projeto, antes mesmo de dar origem a um disco, já tem registros em trilhas sonoras como as do filmes “Àgua de Meninos”, de Fabíola Aquino, e “Hereros Angola”, de Sèrgio Guerra. Montar uma orquestra sinfônica com 20 músicos é complicado. Mas é maravilhoso a gente ter cinco anos, estar gravando disco e queremos ainda muito mais, avalia Marques. No repertório, há músicas como Água de Meninos, parceria com Mateus Aleluia, e Muhimba, do próprio Bira Marques, além de Omadê Omulilo, que venceu o prêmio de melhor arranjo no X Festival de Música Educadora FM.

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia da morte de Zumbi (1655 – 1695), último líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão de negros no país. O Especial das Seis, da Educadora FM, vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18 às 18h30. Esta edição teve produção de Raísa Andrade e Susana Rebouças. O programa pode ser acompanhado também através do www.irdeb.ba.gov.br.

 

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.