Domingo no TCA promove exibição do filme Jardim das Folhas Sagradas

Exibição da obra de Pola Ribeiro também integra a programação do II Encontro das Culturas Negras

A edição deste mês do projeto Domingo no TCA traz, no próximo dia 17 de novembro, às 11h, na Sala Principal do TCA, uma sessão especial do filmebaiano Jardim das Folhas Sagradas, do cineasta Pola Ribeiro. Com ingressos aR$ 1, esta iniciativa do TCA oferece, desde 2007, grandes atrações nas mais variadas linguagens artísticas, representando importante opção de lazer para o público soteropolitano nas manhãs de domingo. Os ingressos começam a ser vendidos sempre às 9h, no dia do espetáculo, com acesso imediato do público ao teatro.

A exibição integra também a programação do II Encontro das Culturas Negras, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), que ocorrerá em diversos espaços da capital e do interior neste mês da consciência negra. Só que antes da exibição do filme, Pola participa ainda de um bate-papo com o público baiano na Sala do Coro do TCA, em mais uma edição do projeto Conversas Plugadas, que será realizado na próxima quinta (14 de novembro), às 20hcom entrada gratuita (até a lotação do espaço). Na ocasião, o diretor fala sobre a experiência de produzir seu primeiro longa-metragem, curiosidades do processo, entre outros temas.

JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS – A preservação do meio ambiente, a intolerância religiosa e o preconceito racional são motes do primeiro longa-metragem de Pola Ribeiro, que estreou no circuito nacional no fim de 2011. No centro da discussão, a espiritualidade do candomblé é urbanizada na Salvador contemporânea no esforço de desmitificar a religiosidade do teor primitivo ou escravocrata. O protagonista da história é Bonfim (Antônio Godi), um bancário negro, bem sucedido, bissexual, casado com uma mulher branca que se torna evangélica. Bonfim é designado a montar um terreiro de candomblé em meio à Salvador contemporânea, mas se depara com questões e desafios típicos dos grandes centro urbanos, a exemplo da especulação imobiliária. Para prezar a ficção, precisou até fazer andar o metrô de Salvador através de computação gráfica, projeto que, na realidade, está em obras há cerca de treze anos. O elenco também conta com grandes atores como Harildo Deda, Evelin Buchegger e João Miguel.

SERVIÇO:
DOMINGO NO TCA – FILME JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS
Local: Teatro Castro Alves (Campo Grande, s nº/3117-4899)
Data: 17 de novembro (domingo)
Ingresso (inteira): R$ 1
Vendas: Somente no dia do espetáculo, a partir das 9h, com acesso imediato do público.

Tags: , , , , ,