IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

UFRB realiza II Fórum Internacional 20 de Novembro

Evento acontece de 20 a 22 de novembro, com extensa programação acadêmica e artística. Inscrições estão abertas. Entre os shows gratuitos, está o do cantor Luiz Melodia.

Criada há oito anos, com campi nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB vem se destacando entre as instituições de ensino superior, por aspectos acadêmicos e, especialmente, pelo compromisso com a igualdade racial e inclusão social no Recôncavo. Neste sentido, a UFRB realizará entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a 146km de Salvador, a segunda edição do Fórum Internacional 20 de Novembro e a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos. O tema geral desse ano é “Populações Negras e a Sociedade do Conhecimento no Século XXI”.

O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade. Integrando o II Fórum 20 de Novembro, acontece o VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. A programação inclui apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas. São esperados cerca de mil participantes, entre pesquisadores brasileiros, de países da África e da diáspora, como Estados Unidos, Costa Rica, Cuba. Durante o encontro, algumas dessas personalidades serão agraciadas como o Prêmio Mário Gusmão, em reconhecimento pela contribuição aos direitos das comunidades negras.

Pesquisadores e artistas – Entre os palestrantes, estão nomes destacados das reflexões étnicos-raciais, como Edson Cardoso, Joelzito Araújo, Rita Batista, Nilma Lino Gomes, Wlamyra Albuquerque, José Carlos Limeira, Walter Fraga, Vanda Machado, Ekedi Sinha da Casa Branca, além do angolano Camilo Afonso e o moçambicano Severino Ngoenha, lideranças quilombolas, jovens do hip hop, entre outros pesquisadores. Também já está confirmado o show gratuito do cantor carioca, Luiz Melodia, dia 22 de outubro, às 20h30.

Inscrições – Ainda estão abertas as inscrições de trabalhos a serem apresentados nos GTs; além das seleções do Prêmio Damário Dacruz de Fotografia; do Concurso de Literatura: Contos, Crônicas e Poemas; e Prêmio Lélia González, para pesquisas que tratem da temática geral do Fórum 2013 ou abordem traços biográficos de Lélia González ou de assuntos e temas pesquisados pela ativista e intelectual das questões raciais no Brasil e do feminismo negro. As inscrições podem ser feita no: http://ufrb.edu.br/forum

A Data – Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra a data mais importante da luta dos afrodescendentes do Brasil. 20 de Novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, em memória da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas.

O Fórum é uma realização da PROPAAE – Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, da PROEXT – Pró-Reitoria de Extensão da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com produção da Mil Produções Artísticas. Tem como apoiador institucional a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT BA e patrocínio da SEPPIR – Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo Federal.

 

SERVIÇOS

II Fórum Internacional 20 de Novembro e VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

• Grupos de trabalho, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas;

•  De 20 a 22 de novembro de 2013;

•  Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, 146km de Salvador;

•  Inscrições de trabalhos e mais informações: http://ufrb.edu.br/forum

Assessoria de Comunicação
João Saldanha – (71) 8873.5047 | 9205.5179

André Luís Santana – (71) 8873.5047 | 9205.5179
Mil Produções Artísticas
Telefone: 71 3341.6149 | 3495.6261

e-mail: milprod.producoes@gmail.com

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2014 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social