IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Flica 2013 lança programação voltada exclusivamente para crianças


Acreditando que o hábito de ler se adquire na infância, a Festa Literária Internacional de Cachoeira apresenta pela primeira vez uma programação voltada para as crianças: a Fliquinha. Entre os dias 24 e 26 de outubro começam as atividades. Em todos esses dias, os pequenos poderão participar de exposições, lançamentos de livros voltados para esse público, oficinas diversas, teatro, bate-papos e terão momentos para ouvir histórias.

Presente em todos os dias, a Turma do Xaxado, que tem Antônio Cedraz como criador, terá um espaço reservado. Na abertura das atividades diárias, o autor de quadrinhos apresentará uma exposição guiada para as crianças. Cedraz criou vários personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais da capital baiana e de outros estados e revistas lançadas por editoras de todo o país. Com seus desenhos e histórias, ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além do Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Quem também estará no evento todos os dias é a atriz Cássia Valle. Ela será a responsável por contar histórias. “Maria & Maria”, “O Menino que a Caipora Carregou” e “História de Tenengo” são livros publicados e editados pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu, apoiador do evento, e serão narrados pela artista, que iniciou sua carreira no Bando de Teatro Olodum.

Entre os bate-papos, na quinta-feira, participa a professora e pesquisadora da UFBa, Cristina D’ávila. Nesse dia, o autor Gilberto Pinto lança o livro “A Saga do Menino Callu”. Parte de uma trilogia, a publicação conta as aventuras de um menino baiano cheia de mistérios. A noite termina com um show de Saulo com voz e violão.

Na sexta-feira, quem também participa é Nairzinha. Cantora,compositora, assistente social e pesquisadora do folclore infantil brasileiro há 40 anos, Nairzinha é idealizadora do programa Cirandando-Brasil, que resgata, atualiza e devolve a cultura da brincadeira brasileira para crianças, seus pais e professores. Mabel Veloso também conversa com as crianças. Educadora, escritora, compositora e cordelista, Mabel nasceu em Santo Amaro. Ensinou durante vinte anos em Santo Amaro e mais dez anos em Salvador. Depois, continuou trabalhando com arte-educação. Participou de encontros, seminários em colégios, sempre apresentando o livro como o bom companheiro e o “brinquedo calado”. Contou histórias em asilos e teatros, mostrando o valor da oralidade para se chegar à leitura. Publicou mais de dez livros infanto-juvenis por diversas editoras.

No sábado, participam também dos bate-papos o editor e designer Enéas Guerra. É dele a edição de arte de vários livros do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger, com quem divide a co-autoria de dois livros sobre lendas africanas. E a professora de ilustração, Ciça Fittipaldi, que é autora de vários livros infantis que recontam mitos de diversas culturas existentes no Brasil. Mais de 50 livros infanto-juvenis  foram ilustrados Poe Lea, que já ganhou vários prêmios, entre eles o Jabuti de Ilustração. A noite termina com o Teatrinho Alvoroço.

A Flica
Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil.

A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.

Também já tem confirmado nomes como os internacionais Kiera Cass, Sylvia Day e Jean Claude, e nacionais como Laurentino Gomes, Fabrício Carpinejar e Leticia Wierchowski. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

 

Programação completa http://www.flica.com.br/programacao-flica-2013/

 

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.