IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Filho de herói jamaicano fará saudação na III Conepir em Salvador

Filho do líder jamaicano Marcus Garvey – criador do movimento político, filosófico e social Panafricanismo – o Dr. Julio Garvey chegará em Salvador na próxima quinta-feira (29) e na sexta-feira (30) fará uma saudação aos participantes da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, que acontece de 28 a 30 de agosto, no Gran Hotel Stela Mares, em Salvador.

Na agenda do cirurgião e presidente da Fundação Marcus Garvey está prevista, ainda no dia 29, uma visita à entidade negra Sociedade Protetora dos Desvalidos, no Pelourinho, e à sede do Bloco Afro Olodum.

No dia 30, às 14 horas, Garvey estará no auditório da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, para falar sobre o legado do pai, cujas ações têm, até hoje, repercussão mundial. A visita de Julio Garvey é promovida pelo Instituto Mídia Étnica e Instituição Rica Diáspora.

As atividades marcam os 50 anos da organização política União Africana, inspirada no ativismo de Marcus Garvey.

Julius atuou no Conselho de Educação de Pessoas de Ascendência Africana, Fundação Zumbi, The Brotherhood, The Marcus Garvey Comitê International, Inc., o Read Across Fundação Jamaica, a Rede Internacional de Tecnologia Apropriada e é um Fellow do Instituto Científico Africano.

O cirurgião, que foi voluntário no Haiti após terremoto que deixou milhares de vítimas, trabalha em conjunto com a University Of the West Indies para articular políticas relacionadas à educação da juventude jamaicana, construção de escolas e intercâmbio de estudantes de medicina.

Na Jamaica, é responsável pela reabilitação do Mausoleu Kwame Nkrumah em Nkroful, Ghana, e pela fundação de uma escola; Também criou uma clínica no Senegal e durante anos trabalhou com o Departamento de Correções do Estado de Nova York, na reabilitação de membros da população carcerária. Dentre seus méritos, está o de ser embaixador da Boa Vontade para o Senegal.

Panafricanismo – Movimento político, filosófico e social que promove a defesa do povo africano, o panaficranismo foi desenvolvido por Marcus Garvey (1887 – 1940) na diáspora americana pelos africanos descendentes de escravos a partir de meados do século XX.Marcus é tido como um dos maiores militantes do movimento nacionalista negro mundial.

È atribuído ao trabalho de Marcus a movimentação que inspirou a população negra a se voltar politicamente para a África e lutar pela desocupação de países europeus do território. É considerado herói nacional na Jamaica e inspirou músicas de Bob Marley e Burning Spears.

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.