Mérito Juvenil promove Mostra de Arte, Educação e Cultura em Lauro de Freitas

Prêmio Internacional da Juventude Mérito Juvenil, no âmbito do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, realizará no dia 25 de Agosto, das 09h às 18h, na Concha Acústica Roger Batera, a Mostra de Arte, Educação e Cultura e a Cerimônia de Entrega de Certificados e Investidura das Insígnias de Bronze e Prata, a cerca de 200 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, moradores(as) de Lauro de Freitas.

A data foi escolhida em alusão ao ‘Dia Estadual de Combate  aos Homicídios e à Impunidade –  o 26 de Agosto (Lei 9.520/2005). Busca lembrar os quatro jovens que foram mortos durante a Chacina do Lobato, em Salvador, ocorrida em 26 de agosto de 1993, quando Luís Fernando da Conceição, 15 anos, Jorge da Silva, de 19, Edmilson Pereira da Silva, de 17, e Gilmar Oliveira dos Santos de 17 anos, foram executados pelo policial militar Carlos Augusto da Silva Gallo e pelo agente ferroviário Jurandir Santos Francos. A justiça julgou e condenou os autores do crime a 42 e 36 anos de reclusão, respectivamente. No entanto, após cumprirem apenas sete anos de prisão, eles foram colocados em liberdade.

O objetivo da ação, além de mobilizar, sensibilizar e chamar a atenção para a problemática é reunir comunidades de diferentes bairros de Lauro de Freitas, instituições governamentais e não governamentais para juntas dizer não aos homicídios e as diversas violências que vitimam, cada vez mais, os adolescentes e jovens.

Confira a programação do evento:
Programa Evolução Hip-Hop da 107.5 Educadora FM – DJ Branco e convidados;
– Roda de Dialogo da Juventude com Gestores Públicos;
– Apresentações Artísticas e culturais das atividades desenvolvidas pelos adolescentes e jovens;
– Entrega das Insígnias e Certificados.

MAIS SOBRE O MÉRITO JUVENIL No Programa Mérito Juvenil são cerca de 1.400 jovens cadastrados. Implantado em Lauro de Freitas desde fevereiro de 2012, o programa tem como objetivo trabalhar com jovens de 14 a 25 anos, por meio do cumprimento voluntário e da promoção de mecanismos de controle social. Trata-se de um programa internacional que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1956, no Reino Unido – que está sendo desenvolvido em Itinga como uma ação do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Mais de sete milhões de jovens de mais de 130 países foram motivados, através do Mérito Juvenil, a realizar uma variedade de atividades desafiadoras e voluntárias. A filosofia do programa é do participante aprender com a sua própria experiência através de um desafio individual e orientação de monitores (líderes). O Programa desafia os jovens a cumprirem quatro etapas: (i) serviço de voluntariado, (ii) empreender uma jornada de aventuras (iii), descobrir e desenvolver talentos ou competências pessoais e (iv) praticar atividade física. Cada jovem elabora seu programa de ação no Mérito, que é uma combinação única que reflita seus interesses e motivações pessoais.

MAIS SOBRE O PROGRAMA CONJUNTO Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. Esse é objetivo do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras.  As ações estão sendo realizadas em áreas geográficas específicas, escolhidas por meio de um edital público, que recebeu mais de 82 inscrições de várias regiões metropolitanas do país. São elas: Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA); Região Nacional, em Contagem (MG); e Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).

Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Lauro de Freitas, conta com parceria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).

Mais Informações:
ADESC – Coordenação Mérito Juvenil em Lauro de Freitas