IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

HOJE: Sistema Kalakuta e Skanibais realizam baile em Salvador

HOJE, 23 de agosto, às 22h, no Sankofa African Bar, os DJ’s do Sistema Kalakuta e a banda Skanibais realizam a segunda edição do Baile Afro-Ska.

Baile Afro-Ska é uma celebração de ritmos, de um lado, o Sistema Kalakuta e toda a musicalidade continental africana, música essa que cruzou o Atlântico e se espalhou mundo afora adquirindo características próprias, mas que nunca perdeu o vínculo com as suas raízes. Do outro, os Skanibais, apresentando releituras de clássicos da MPB em versões para lá de dançante no ritmo do Ska, gênero musical jamaicano, precedeu o reggae e foi originada da mistura de ritmos caribenhos como calipsomento, influenciado pelo rhytm’n’blues e o jazznorte-americano. Assim, os DJ’ s e músicos prometem uma noite dançante, com a originalidade de cada estilo, e um grande encontro da cultura musical negra.

Sistema Kalakuta

Sistema Kalakuta realiza trabalho de formação de público, propagação e difusão da música africana na cidade de Salvador. Formado pelos DJ’ s Dudoo Caribe e Sankofa, nasceu no Centro Histórico, no Pelourinho – local de investigação ancestral e muita efervescência cultural.

Dudoo Caribe, soteropolitano, músico, DJ e pesquisador da cultura popular dos sistemas de som. Possui vasto acervo de músicas da diáspora africana, e tem no Reggae jamaicano a sua especialidade. É um dos percursores do primeiro Sound System na Bahia.

O DJ Sankofa, ganês, de Cape Coast, mora no Brasil há onze anos. Agente propagador da cultura africana na Bahia, através da música. Outro de seus trabalhos como divulgador das músicas de seu país e continente é o programa Rádio África, da Rádio Educadora FM (Bahia).

Então, para colocarem as suas produções em prática, o Sistema Kalakuta realiza a Festa Afrobeat e o Baile África Mil Grau. Os gêneros tocados em suas apresentações são, principalmente, Juju Music, Highlife, Afrobeat, Soukous, Afrofunk, Voodoo Funk. Realizam também outras ações, como projetos que envolvem o diálogo com outras linguagens e expressões artísticas: dança, artes visuais, literatura oral, sempre com o foco no que diz respeito às diásporas africanas. E também o projeto P.O.U. (Processo de Ocupação Urbana), iniciativa de ocupar espaços públicos ociosos com intervenções artísticas coletivas, na maioria das vezes, tendo a música como elo mediador.

Skanibais
Procurando um som diferente e diferenciado no cenário baiano nasceu o grupo SKAnibais. A banda interpreta versões de samba, MPB, reggae, rock nacional e internacional, forró e clássicos do Ska Jamaicano além de musicas autoriais.

ska é a musica jamaicana que precedeu o reggae, originada da mistura de ritmos caribenhos como calipso emento com o rhytm’n’blues e o jazz, é uma música dançante e festiva. No seu início as suas formas musicais tinham também um conteúdo social o qual refletia a inconformidade do povo ante problemas como a opressão das minorias brancas. As bandas de ska muitas vezes eram divulgadas pelos chamados “Sound System”, pequenos caminhões ambulantes que se instalavam perto das licoreiras para “patrocinar” o baile.

O grupo instrumental é composto por Uirá, na bateria, Neomário Marques, no baixo, Solovera, na guitarra, Juliano Oliveira, no piano, Gilmar Santos, no trombone, Ito Bispo, no sax tenor e alto, Kiko Souza, no sax barítono e flauta e João Teoria, no trompete.

As apresentações de SKAnibais são encontros de gêneros e ritmos de modo a demonstrar que é possível inovar musicalmente por meio do conhecimento de outros ritmos fazendo releituras da ampla diversidade da musica da Bahia.

Serviço:
Baile Afro-Ska: Sistema Kalakuta e Skanibais

Sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Às 22h
Sankofa African Bar – Ladeira de São Miguel, 7 – Pelourinho
Entrada: R$ 10,00

Contato/ produção:
Dayane Rodrigues:

71 9330 8746 – kalakutabahia@gmail.com

Mais informações:
www.facebook.com/sistemakalakuta

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.