IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

O projeto Artes em Movimento marca os 12 anos da Associação Cultural de Capoeira Mangangá

Liderado pelo cantor, compositor e Mestre de capoeira Tonho Matéria, o Projeto Artes em Movimento apresenta de 15 a 25 de agosto de 2013 o XII Encontro Cultural e Intercâmbio Internacional de Capoeira Mangangá, promovido pela Associação Sociocultural e de Capoeira, Bloco Carnavalesco Afro Mangangá criado em 2001. O objetivo do evento é promover a socialização e o intercâmbio entre adeptos, estudantes e praticantes de capoeira, através de atividades socioculturais, educacionais, musicais, esportivas e de cunho turístico.

O projeto contará com a presença de renomados capoeiristas do cenário local, nacional e internacional, além de profissionais de diversos segmentos, e receberá em torno de 1.500 participantes. Capoeiristas e interessados oriundos de países como Itália, Alemanha, Senegal, Moçambique, Estados Unidos, Austrália, Grécia, Cingapura, Japão, Inglaterra, França, Noruega, México, Argentina e Brasil. Todos estarão reunidos neste evento no dia 15 em Cachoeira na Festa da Irmandade da Boa Morte.

No dia 16 acontecerá o coquetel de lançamento do CD Capoeira das Antigas no eco da Revolta dos Búzios no Forte da Capoeira a partir das 18h com várias apresentações culturais, além da roda de capoeira Dança da Malandragem com capoeiristas vestidos a caráter. O projeto Capoeira das Antigas foi aprovado no edital da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi.

Ainda no Forte da Capoeira nos dias 17 e 18 o projeto contará com oficinas de Dança afro, Percussão, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda, Teatro; Vivencia de capoeira; Palestras; Cursos de primeiros socorros; Gincana de capoeira e Festival de música de capoeira.

Em Salvador a programação se estende para os bairros de Caixa D’água, Sete de Abril, Pernambués, Pau Miúdo, Vale das Pedrinhas, Barra, Centro Histórico como Pelourinho e Terreiro de Jesus tendo na programação: Tour cultural e religioso; Rodas de capoeira; Praia; Campeonato de futebol e Visitação na Arena Fonte Nova.

No dia 24 acontecerá o show musical 2ª edição “Festival de Samba Reggae” com o ensaio do Bloco da Capoeira / Tonho Matéria e a atração internacional: Banda Abou ET Le Tam Tam do Senegal e as participações especiais de: Magary Lord / Marcio Vitor / Marcia Short / Ninha / Beto Jamaica / Dennys da Timbalada / Reinaldo / Lazinho do Olodum e Afro Jhow.

Local: Praça Largo Pedro Anchanjo no Pelourinho a partir das 18h.

O encerramento do projeto será no dia 25 às 09h no Teatro da Escola Parque na Rua Saldanha Marinho s/n no bairro de Caixa D’água tendo na programação o batizado, troca de corda e formatura, além de diversas apresentações cultural.

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.