Salvador realiza campanha para testagem anti-HIV no Carnaval

Do Unfpa Brasil

Em Salvador, a população terá a oportunidade de realizar o teste anti-HIV e sífilis gratuitamente. Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a campanha Fique Sabendo vai disponibilizar no 19º Centro de Saúde, no Pelourinho, um posto de coleta para as pessoas interessadas em realizar o exame. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, e conta com a parceria do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A campanha tem o objetivo de incentivar a população a realizar, de forma consciente e espontânea, o exame para saber se está ou não infectada pelo HIV ou se têm sífilis. Além dos testes, serão realizadas ações educativas e disponibilizados preservativos para a população.

As pessoas que realizarem o exame durante o carnaval contarão com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo pelos profissionais de saúde. Caso seja confirmada a infecção pelo HIV, a pessoa será orientada a procurar acompanhamento médico especializado.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Socorro Farias, “a realização do teste é importante porque o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia de aids”

Serviço:
Teste anti-HIV e sífilis
Posto de coleta da campanha Fique Sabendo, no 19º Centro de Saúde de Salvador, no Pelourinho.
Data: 11 a 13 de fevereiro de 2010.
Hora: 9h às 17h

Tags: , , ,