IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Juliana Ribeiro convida para “Um Jantar para Clementina”

Uma homenagem ao legado musical de Clementina de Jesus reúne mais uma vez artistas baianos no Cine Tetro Solar Boa Vista para saudá-la no dia do seu aniversário de morte, 19 de julho.

Mais uma vez artistas baianos se reunirão no Cine Teatro Solar Boa Vista para homenagear a cantora Clementina de Jesus e evocar toda a ancestralidade musical afro-brasileira que ela ajudou a perpetuar, tornando-se uma das mais importantes artistas do país. A data do encontro é 19 de julho, próxima sexta-feira, quando se completam 26 anos de morte da Rainha Quelé, que tanta fascinação causou pelo timbre da sua voz e presença sempre cativante.

Os anfitriões da noite são a cantora e compositora Juliana Ribeiro e o gestor cultural do Teatro Solar Boa Vista, Chico Assis, tendo como banda base o Grupo Botequim, conhecido pela qualidade das rodas de samba que realizam pela Cidade. A festa inicia com a exibição do filme documentário ” Rainha Quelé” do diretor carioca Werinton Kermes, que já confirmou presença no evento. Se ano passado a homenagem pelos 25 de partida de Clementina contou com a exibição de fotos, documentário sobre sua vida e um grande show com a participação de mais de 40 artistas, esse ano a celebração ganhou uma nova proposta e acontecerá na forma de um “Jantar para Clementina”, com foco nos hábitos da sambista de sorriso largo, mais precisamente sua comida favorita.

Quem assina as produções culinárias é o projeto Ajeúm da Diáspora, que, especialmente para a ocasião, pesquisou os pratos prediletos de Quelé para serem servidos durante toda a noite. O cardápio terá como entrada o “Oitili” ( bolinho de feijoada), e como prato principal o “Angú à Quelé” , uma releitura da culinária quilombola onde Clementina nasceu.  Enquanto isso, uma animada roda de música traz à cena o grande legado de Clementina, com ritmos como curimas, jongos, batuques, partidos, vissungos, num tributo comandado por Juliana e Grupo Botequim, com a participação diversos artistas, músicos e cantores da cena local. Já confirmaram presença: Grupo Barlavento, Lia Chaves, Fael I, Mariella Santiago, Claudia Costa, Belpa, Carlos Barros, Vércia Gonçalves, Ênio Bernardes, Grupo Tapuia, Jonga Lima, Chita Fina entre outros.

A homenagem à Rainha Quelé integra a programação do mês de aniversário de 29 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista, o “Julho + Solar”. “São 29 dias de festa, do dia 3 ao dia 31, com uma programação bem diversificada em formatos de atividades e linguagens artísticas, incluindo a realização de homenagens, como a provocada mais uma vez pela artista Juliana Ribeiro, à Clementina de Jesus, e carinhosamente abraçada por nós”, explica o diretor cultural do espaço, Chico Assis.

“Minha busca é pela preservação da memória de Quelé que tanto nos ensina com seu canto e dignidade e ainda não é reconhecida dentro da MPB como deveria. Meu convite é para retribuir o que ela nos dá de melhor; cantar com alma e verdade a nossa ancestralidade”, justifica a cantora anfitriã da noite, Juliana Ribeiro.

SERVIÇO:
“Um Jantar para Clementina”
Homenagem aos 26 anos de morte de Clementina de Jesus
Quando: 19 de julho
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas

Programação:
20h – Filme Rainha Quelé de Werinton Kermes;
21h – Um jantar para Clementina- projeto Ajeúm da Diáspora;
21h – Show Juliana Ribeiro com Grupo Botequim e convidados;

Ingressos: R$ 20 ( com direito a jantar); R$ 10 (sem o jantar)

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.