IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Circuito Reggae Salvador

O projeto “Circuito Reggae Salvador” surge da necessidade de retornar com a música Reggae para o Pelourinho, antigo reduto do ritmo e que ao longo dos anos foi “misteriosamente” perdendo espaço nas praças e casas noturnas do centro histórico.

A ideia é ocupar as tardes de domingo do Pelourinho com uma programação musical voltada exclusivamente ao ritmo vindo da Jamaica.

O local escolhido para a realização é o Sankofa African Bar, tradicional casa de cultura negra da cidade e uma das únicas ainda a resistir ao processo de degradação que vem acontecendo naquela região da cidade.

Para esta primeira temporada, mês de março, o projeto contará com a participação das bandas: Moa Anbessa (10 de março), Kwanza Jahmusic (10 de março), Ras Ednaldo Sá (17 de março), Alelujah (24 de março), Ras Buta & Banda D´Jah (31 de março) e a discotecagem fica por conta do DJ Dudoo Caribe.

Sobre a banda Moa Anbesa, que toca no próximo domingo, dia 10 de março:

Foi fundada em Salvador, Bahia, Brasil, em 2001, pelo músico e compositor baiano, I Jah Well Ini (Wellington Maia). Com uma sonoridade bastante original e muito sentimento, retratos sonoros de experiências pelo mundo (literalmente: Brasil, Europa, África, Jamaica), sob o prisma “Rastafari”.

Assim, este som é fruto da interação musical de IJahwell, inicialmente através do berimbau com a capoeira, da percussão Baiana, Afro-Cubana, do tambor Nyabinghi (percussão original do reggae), através da cultura Rastafari e sua filosofia, do contra–baixo e do vocal. Tudo isso juntamente com outros músicos baianos importantes como Milan Gordilho, na guitarra, Ras Vicente, na bateria, e Ricardo Cruz, no contra–baixo, entre outros músicos que têm participado dessa experiência.

A Moa Anbesa é uma banda de reggae genuinamente baiana e tem feito apresentações nos mais diversos palcos da cidade, dos guetos ao trio elétrico, do Pelourinho ao Teatro Castro Alves, além de ter passado por outros estados brasileiros. Possui quatro CD’s gravados.

Sobre o DJ Dudoo Caribe:
DJ Dudoo Caribe, dono de um acervo amplo voltado para as músicas da diáspora africana, é pesquisador da cultura popular dos Sistemas de Som e especialista no Reggae jamaicano. Criou o primeiro Sistema de Som da Bahia. E atualmente, é também DJ do Sistema Kalakuta, sistema de som voltado para a música africana; além de idealizador, produtor e condutor do Ambulante Original – instalação multimídia móvel que tem por objetivo desmistificar a relação entre a cultura popular tradicional e a cultura urbana contemporânea.

Serviço:
Circuito Reggae Salvador
DJ Dudoo Caribe,
Moa Anbessa e Kwanza Jahmusic

Domingo, 10 de março de 2013
Às 17h
Sankofa African Bar – Ladeira de São Miguel, 7 – Pelourinho
R$ 10,00

Contato para mais informações:

Dayane Rodrigues – 71 9330 8746

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.