IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Bemba Trio recebe Larissa Luz e banda Muzenza

A segunda edição do projeto Terça da Bemssa, comandado pelo Bemba Trio, no Centro Histórico de Salvador, reunirá dois representantes da música negra da cidade: a cantora Larissa Luz e o banda afro Muzenza. O encontro será no dia 29 de janeiro, a partir das 19h, no Sesc Senac Pelourinho. O Bemba é um movimento cultural idealizado pelos músicos Russo Passapusso, Fael 1º e DJ Raiz. A Terça da Bemssa reforça a relação do trio com a sonoridade dos guetos musicais de Salvador, destacado na nova canção de trabalho Som que bomba no gueto, de Fael 1º, que tem animado as apresentações do Bemba na cena baiana.

Convidados – Muzenza foi criado em 1981, no bairro da Liberdade, como tributo ao ícone da música reggae, Bob Marley, que morreu no mesmo ano. O suingue do reggae jamaicano em sintonia com a percussão baiana marca os desfiles do bloco pelo carnaval, que traz canções de conscientização racial e igualdade entre os povos, ao som do samba reggae criado na Bahia. Em nova fase em sua carreira, intitulada MunDança, a cantora Larissa Luz continua associando o seu canto a propostas inovadoras no campo da música. Sua carreira começou aos 14 anos e já marcou presença em experiências musicais como a banda de rock feminina “Lucy in the sky”, a banda afro-percussiva Egrégoras, a companhia de dança internacional Interart, e a banda Tempero Nagô. Sua carreira ganhou visibilidade internacional a partir de 2007, quando assumiu a banda Araketu, com apenas 20 anos, ganhado prêmios e mantendo o destaque do tradicional bloco no carnaval baiano.

 

Bemba Trio – Músicas com temas baianos que dão ênfase ao canto, valorizando palavras e sotaques regionais. Melodias e arranjos mesclados a ritmos globais e locais como o samba reggae, chula, ragga, repente e miame bass que flertam com cadências do pagode baiano e do funk carioca. Essa é a fusão sonora do Bemba Trio. Os cantores e músicos Russo Passapusso, Fael 1º e DJ Raiz usam o seletor, responsável pelas bases instrumentais, com sons psicodélicos e hipnóticos. As músicas passeiam por timbres agudos, médios e graves surgindo um estilo distinto e próximo ao dosound systems (sistema de som), sem perder o tempero baiano.

 

Fael 1º é um artista multifacetário da arte urbana e alternativa. Suas linguagens perpassam pelo grafismo, e pelo ativismo social. Além do Bemba Trio, Fael faz parte do Ministério Público e Dubstereo. Já o cantor e compositor Russo PassaPusso é integrante dos projetos Dubstereo, Baiana System e Bemba Trio. Artista urbano e produtor cultural, DJ Raiz intensificou sua pesquisa no gênero reggae, especializando-se na vertente Dance Hall, atuando como seletor nesse segmento. No Bemba Trio apresenta sua habilidade nas frequências, misturando as influências rítmicas no som do bemba.

 

Ouça Bemba Trio: http://www.youtube.com/watch?v=y0UbVbZHE_0 em http://soundcloud.com/bembatrio ou na página do grupo: www.facebook.com/bembatrio

 

SERVIÇO

O QUE – Terça da Bemssa, projeto do Bemba Trio, formado pelos músicos e cantores Russo Passapusso, Fael 1º e DJ Raiz.

Quando: dia 29 de janeiro (com participação de Larissa Luz e bloco afro Muzenza), além dos dias 05,19 e 26 de fevereiro.

Horário: 19h

Onde: Sesc Senac Pelourinho (End.: Praça José de Alencar, 19, – Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador / Tel:  (71) 3324-4520).

Valor: 20,00(inteira) 10,00(meia)

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.