Teatro Vila Velha realiza a 11° edição do Amostrão Vila Verão

Festival realiza uma mostra artística de espetáculos de destaque em 2012, música, além da volta do Passaporte do Vila.

O Teatro Vila Velha realiza em janeiro de 2013 a 11° edição do Amostrão Vila Verão! O festival, que já faz parte do calendário cultural de Salvador, acontece durante as quatro semanas do mês. A programação traz produções de destaque dos grupos residentes, bandas que se apresentaram durante o ano, resultados de projetos em residência, a participação da premiada companhia paulista Teatro Balagan, além da volta do Passaporte do Vila.

A Scambo abre o Amostrão com show do disco Flare no dia 04/01, sexta, às 20h; no sábado, é a vez do rock setentista da Velotroz comemorar seis anos de formação, também às 20h; já no domingo, a Sanbone Pagode Orquestra une a verdadeira essência do pagode com traços da música erudita universal e se apresenta às 19h, na Sala Principal.

A Cia Teatro da Queda também se apresenta no primeiro final de semana de janeiro com o espetáculo “Breve Verão”, resultado da residência realizada pelo grupo no Teatro Vila Velha em 2011. A montagem explora os sentidos e as lembranças dos atores e, principalmente, do público que é instigado o tempo inteiro a relembrar suas próprias histórias. Com concepção, direção e dramaturgia de Thiago Romero, em colaboração com os atores, a peça, que ganhou outras versões como “Breve Outono – Inverno”, fica em cartaz de 05 a 26/01, sempre aos sábados, às 18h, no Cabaré dos Novos.

Durante três semanas a música vai tomar conta das terças e quartas no Vila. O Encontro de Compositores, que acontece tradicionalmente as quintas, assume as terças de janeiro com muita música, de 08 a 22/01, às 20h. O time fixo de dez artistas, que se reúnem no Cabaré dos Novos, tem a liberdade de explicar a origem de suas composições, contar sobre suas estórias, amores perdidos, questionamentos sobre a vida e por aí vai. Já as quartas, de 09 a 23/01, serão tomadas pelo chorinho do Grupo Novato, que surgiu do encontro de seus músicos na “Roda de Choro” do Vila em 2000, às 18h, também no Cabaré dos Novos.

O mais célebre romance de horror está de volta aos palcos do Vila. Sucesso de público, “Drácula”, obra homônima de Bram Stoker (1897), foi livremente adaptado por Marcio Meirelles e encenado pelo Núcleo Supernova Teatro, com atores convidados, em agosto de 2012. Convergindo teatro, tecnologia e novas mídias, a montagem inovadora traz no lugar do Conde Drácula uma série de projeções que percorrem a Sala Principal com imagens, palavras e sons contracenando com o elenco. A peça será apresentada de 10 a 13/01, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Em 2013, o Amostrão Vila Verão recebe como convidado a premiada Cia de Teatro Balagan (SP) para integrar a grade de programação com o espetáculo “Prometheus – a tragédia do fogo”, de 18 a 20/01, sexta a domingo, na Sala Principal. Na montagem, as vozes dos atores-narradores, das personagens do mito e do coro se sobrepõem e se articulam no relato dos diversos eventos que compõem o mito prometéico, como a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, do homem e da natureza, entre outros. O espetáculo oferece fragmentos da narrativa, pistas do mito, que cabe ao espectador organizar – dependendo de onde ele se encontra no espaço da encenação – a fim de compor múltiplas perspectivas do mito.

Fechando o Amostrão, teremos o Núcleo Viladança com o espetáculo “Muvuca”, trabalho mais recente do grupo, de 25 a 27/01, sexta a domingo, na Sala Principal. Criado por Cristina Castro e Sérgio Rivero, o espetáculo propõe uma pesquisa sobre a pluralidade cultural, atravessando fronteiras poéticas com os movimentos do corpo. O roteiro dramatúrgico passeia pela investigação sobre diversidade e discursos provenientes da produção poética em um contexto intercultural. São misturas sonoras, movimentações e tecnologias que flexibilizam e contribuem para uma reflexão sobre identidade brasileira.

O Passaporte do Vila está de volta para o Amostrão Vila Verão. Com o valor único de R$ 50, é possível adquirir ingressos para um dos shows da programação, mais quatro espetáculos do Amostrão, sendo um ingresso por espetáculo, no total de cinco ingressos. O Passaporte pode ser adquirido na bilheteria do Teatro Vila Velha.

O Amostrão Vila Verão 2013 é uma realização do Teatro Vila Velha juntamente com seus grupos residentes e projetos da casa. Ao longo desses dez anos, o Vila contabiliza 569 apresentações para um público de 58.909 pessoas durante o Amostrão.

Tags: , , ,