IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Cia. de Dança Jorge Silva finaliza o projeto “Em Breve, espaço curto de tempo” no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon.

Com o objetivo de mostrar que a dança, utilizada como instrumento de arte educação, se configura como uma ferramenta de transformação e inclusão social, a Jorge Silva Cia. de Dança, finaliza o projeto “Em Breve, espaço curto de tempo” e leva para o bairro de Fazenda Grande II, o espetáculo, que tem o mesmo nome do projeto. As apresentações artísticas serão gratuitas e ocorrerão nos dias 16, 21 e 22 de dezembro de 2012, 5, 6,11 e 12 de Janeiro de 2013, sempre às 19h, na quadra do Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, que fica próximo a rótula da feirinha de Cajazeiras X.

A iniciativa, fruto do Edital Setorial de Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, neste ano, possibilitou que adultos e jovens da comunidade de Cajazeiras envolvidos com a dança, participassem de uma qualificação profissional, com o coreógrafo Jorge Silva, atividade esta, iniciada em outubro de 2012 e que terá continuidade durante o ano de 2013, mesmo com término do projeto “Em Breve, espaço curto de tempo”. “Aqui existe mais de 50 grupos artísticos que trabalham de forma independente, se aproximar dessas pessoas, multiplicar um pouco da minha experiência, apontar caminhos de profissionalização e capacitá-las é muito gratificante, afinal, eu também vim do gueto”, pontua.

Para o diretor do Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, Natan Marreiro, as oficinas de dança em cajazeiras representam uma descentralização da formação artística. “Trabalhos como este não podem ficar só no Centro da cidade, precisam adentrar todas as comunidades para fomentar o trabalho já existente nelas e alfabetizar artisticamente não só quem faz, mas também a sociedade civil que assisti”, ressalta Marreiro que é poeta e se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Coreografias – Silva contou que a coreografia “Em Breve, espaço curto de tempo” é um trabalho de dança contemporânea, construído com base nas dificuldades diárias que os cidadãos têm, para ascender e conquistar novas oportunidades de desenvolvimento social. Segundo ele, o barro, as cordas, a água, os sacos de areia e os 7 bailarinos que figuram as cenas do espetáculo, transpõe de maneira performática as vivências adversas do cotidiano.

Outro detalhe é que no dia 16/12 na quadra do Colégio Dona Leonor Calmon, também acontecerá o término do Festival de Teatro Gente (FESTG), neste dia, em especial, a Jorge Silva Cia. de Dança se apresentará primeiro (19h). Nas próximas datas 21 e 22 de dezembro de 2012, 5, 6,11 e 12 de Janeiro de 2013, a coreografia “Em breve espaço curto de tempo” acontecerá depois do Tabuleiro da Dança – Periferia em Cena, iniciativa realizada pela produtora Cena 8 e  RM produções  em que os grupos artísticos de Cajazeiras e adjacências poderão mostrar seu trabalho durante o evento.

Serviço
O que: Finalização do Projeto “Em Breve, espaço curto de tempo” com a Cia. de Dança Jorge Silva
Quando: 16, 21 e 22 de dezembro de 2012 / 5, 6,11 e 12 de Janeiro de 2013
Horário: 19h
Local: Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, Fazenda Grande II – Próximo a rótula da feirinha de Cajazeiras X
Quanto: Gratuito

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.