IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Salvador recebe o lançamento da “Coleção Conheça Mais” – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio

A Fundação Cultural Palmares, através de sua representação regional Bahia/ Sergipe, lançará a “Coleção Conheça Mais” – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio, no dia 10 de dezembro, às 14 horas, em Salvador. Além do lançamento ocorrerá um ciclo de palestras com os temas tratados na coleção: Ações Afirmativas, Estatuto da Igualdade Racial, Gastronomia, Capoeira, Religiões de Matriz Africana e Quilombos.

O evento tem por objetivo atender à demanda de material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003. As obras devem ser distribuídas nas escolas, bibliotecas e para a sociedade em geral. O evento será aberto ao público e haverá distribuição da coleção composta por nove livros para os primeiros 50 participantes.

A coleção Conheça Mais também será lançada, em Brasília, no dia 19 de dezembro, às 18 horas, no auditório da Fundação Cultural Palmares.

Programação do lançamento em Salvador:

14h – Mesa: Os desafios da implementação da Lei 10.639/03 e da regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial

  • Eloi Ferreira de Araujo – presidente da Fundação Cultural Palmares.
  • Olívia Santana – pedagoga, ex- secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, responsável pela implementação da Lei 10.639/03 na cidade e atual vereadora.
  • Otto Vinícius Agra Figueiredo – pedagogo, especialista em Política do Planejamento Pedagógico (UNEB), Mestre em Educação (UNEB), Professor do Departamento de Educação da UEFS e atual chefe da Unidade de Desenvolvimento e Organização Comunitária/ UEFS.
  • Alaíde do Feijão – empreendedora negra, representa uma das quituteiras mais famosas da Bahia. Já estrelou um vídeo realizado por João Silva, e desenvolveu diversos eventos, entre eles: Quitanda do Saber. Proprietária do Restaurante Alaíde do Feijão, espaço de encontro de militantes dos movimentos negros, intelectuais, artistas e políticos. O empreendimento de Alaíde simboliza um núcleo de resistência e discussão da cultura e religiosidades negra.
  • Mestre Curiô _ mestre da Capoeira Angola. De uma família tradicional na Capoeira Angola, inicia-se aos seis anos de idade na arte. É conhecido mundialmente pela luta em prol da defesa do segmento. Em Salvador, desenvolveu trabalhos com crianças, especialmente, no Subúrbio Ferroviário com objetivo de inserção social das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.
  • Mãe Jaciara Ribeiro – herdeira e sucessora de Mãe Gilda, Yalorixa do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, é coordenadora da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. Iniciada há mais de 24 anos, começou a luta em prol da liberdade religiosa, defendendo o candomblé e outros direitos dos povos negros.

Mediação _ Verônica Nairóbi Sales de Aguiar, historiadora e atual chefe da representação da Fundação Cultural Palmares Bahia/ Sergipe
17h – Lançamento da Coleção Conheça Mais – Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio
18h – Encerramento

Serviço:
O que: Lançamento da “Coleção Conheça Mais” – Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio
Quando: 10 de dezembro, às 14 horas
Onde: Rua Ruy Barbosa, 23/ 27 – Edifício Bahia Center – Mezanino, Centro (Anexo da Câmara dos Vereadores, próximo ao restaurante SESC) – Salvador
Contato: (71) 8617-7872

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.