IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Festival Internacional de Arte Negra A Cena Tá Preta – Ano IV

Fortalecer, estimular e divulgar a criação artística que tenha como base a cultura afro-brasileira são elementos presentes no festival de arte negra A Cena Tá Preta – Ano IV, que acontece de 09 a 18 de novembro, no Teatro Vila Velha. Organizado pelo Bando de Teatro Olodum, Teatro Vila Velha, em parceria com o Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, A Cena Tá Preta busca dar mais visibilidade à Cultura Afro, em comemoração ao mês da consciência negra. As atividades serão gratuitas e acontecerão em diversos horários. O Festival nesta edição será realizado em convênio com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Através do edital de Eventos Calendarizados.

Realizado pela primeira vez em 2003, e com edições em 2010 e 2011, o festival tem como foco as raízes afrodescendentes. Além disto, esta edição promoverá a troca de experiências entre os grupos participantes, sobre produção e criação dos espetáculos e abre espaço para mostras audiovisuais, musicais, cênicas e da literatura negra, oficinas, debates entre os artistas, público e convidados. Atriz, diretora e produtora do Bando, Chica Carelli reforça a importância deste evento para a dramaturgia e a estética negra contemporânea. “São dois aspectos importantes que destaco deste Festival, a integração entre artistas negros locais, nacionais e internacionais e a oportunidade de propiciar discussões e mostrar à população sobre a cultura negra. Devemos à Bahia um Festival de arte negra, e de fato é missão do Bando de Teatro Olodum realizá-lo”, destaca.

ATIVIDADES

O Festival A Cena Tá Preta firma-se como um dos principais festivais da cultura negra do país, na grade deste ano estarão presentes grupos da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além dos representantes internacionais vindos de Moçambique.

A Cena Tá Preta terá a participação de artistas que colocam em diálogo, diferentes realidades, pensamentos, experiências de produção, criação e dramaturgias. Desta forma contribuirá para a criação de novos caminhos, novas redes, novas soluções, além de ser também um mecanismo para o fortalecimento do artista negro na luta pela afirmação da sua arte e conquistas de novos espaços.

Programação completa no site http://www.bandodeteatroolodum.com.br/acenatapreta/2012/o-festival

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.