IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Ângela Davis participa do Fórum Internacional 20 de Novembro

A edição deste ano de um dos mais importantes eventos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) irá ultrapassar fronteiras brasileiras. Entre os dias 21 e 23 de novembro, o campus de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, será palco do Fórum Internacional 20 de Novembro, com convidados de várias nacionalidades debatendo política, relações raciais, sexualidade, gênero e direito à saúde.

Entre os palestrantes, Ângela Davis, integrante do Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos, personagem de um dos mais polêmicos e famosos julgamentos criminais da recente história americana; o pró-reitor de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade de Washington, Luis Fraga, e; o presidente do Benin e da União Africana, Boni Yayi. Ângela irá participar da conferência de abertura, intitulada “raça, gênero, classe: uma tríade inseparável nas políticas de empoderamento das populações negra”, em 21 de novembro. O presidente do Benin, Yayi, falará sobre o Brasil na diáspora africana. Encerrando o encontro, Fraga discutirá a “equidade e excelência: conceitos complementares”.

O evento contará também com a presença de personalidades artísticas e referências na comunidade acadêmica nacional. A atriz Zezé Mota e o ator e bailarino Luis Miranda irão conversar sobre “O Cinema Negro ou O negro no Cinema”. Já o tema “Racismo, Sexualidades e Diversidades” será apresentado pelos professores da UFRB, Osmundo Pinho e Ana Givigi, ao lado deles o professor da Universidad Nacional de Colômbia, Franklim Hernandez.

Para o Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Educacionais (PROPAAE), Ronaldo Barros, o evento traz um conjunto de experiências novas, reflexões para pensar políticas públicas não só no Brasil, como também no mundo. “Este é um espaço de reconhecimento da luta do povo negro e de suas maiores lideranças”, afirma o pró-reitor. Em sua opinião, os dez anos de políticas afirmativas no Brasil é um dos temas centrais do Fórum, com a existência de várias mesas para debater o assunto.

A data que dá nome ao evento, Dia da Consciência Negra, é uma celebração da vida de Zumbi dos Palmares, personagem marcante da história brasileira na luta pelo fim do regime escravocrata que durou 358 anos. Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) transformou a ocasião em um dos principais marcos do seu calendário. Na programação, o Fórum Internacional 20 de Novembro incluirá ainda o VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Confira a programação parcial do evento.

 

Tags: , , , , , , , ,

2 Comentários para “Ângela Davis participa do Fórum Internacional 20 de Novembro”

  1. Rodrigo Brandão disse:

    Salve! Parabéns desde já por trazerem um ícone como Angela Davis ao Brasil!! Adoraria ir ao evento, mas por motivos de saúde em minha família, estou impossibilitado… sabem me informar se ela passa por São Paulo. Estudo e me inspiro muito no Black Panther Party e seria da maior importˆøancia travar contato c/ essa verdadeira força da natureza. Fico no aguardo ansioso de 1 retorno. Axé na missão a todos os envolvidos.

  2. Francisco Nascimento disse:

    Importante evento, não apenas pela participação de Angela Davis, mas acima de tudo porque a UFRB avança no processo inclusivo e agregador da luta incessante pelo empoderamento do povo negro. Minha saudação especial a Angela Davis, da qual eu tive o prazer de constatar o exemplo de atuação junto aos professores de Washington D.C. e Chapel Hil, N.C. em 2010.
    Chico Nascimento – Premio Educar Para avIgualdade Racial – CEERT 2012.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.