IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Festival Bigbands promove oficinas de arte-educação em escolas de Salvador

Quinta edição do Festival inova ao desenvolver o projeto “Bigbands vai à escola” para estudantes do ensino público

No mês de outubro, entre os dias 9 a 11 e 17 a 19, alunos das escolas municipais soteropolitanas Teodoro Sampaio e Barbosa Romeu participam do Bigbands vai à escola”, ação integrante da programação do Festival Bigbands que visa levar a jovens estudantes arte, cultura e educação através de oficinas de breakdance, MC (rimas improvisadas), graffiti e DJ. O projeto, que conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e tem parceria com a Rede Municipal de Ensino de Salvador, é uma realização do coletivo Quina Cultural e faz parte das ações da Universidade das Culturas (Unicult), que, em parceria com a Universidade Livre Fora do Eixo (UniFDE),propõe colaborar com a educação levando às escolas elementos que estejam diretamente ligados à cultura popular da classe jovem. Os alunos têm a oportunidade de participar de oficinas ministradas por artistas do cenário Hip hop de Salvador, que ocorrem em três dias, sendo o último destinado à apresentação dos resultados das atividades feitas com os estudantes e ao show do grupo Fúria Consciente.

As oficinas

A introdução do hip hop nas práticas educacionais é uma importante forma de trabalhar a consciência cidadã nas crianças e adolescentes, por se tratar de um movimento cultural que tem servido como ferramenta de integração social e também de ressocialização de jovens das periferias. Através da realização de oficinas que trabalham ospilares do movimento, O “Bigbands vai à escola” proporciona a integração de várias áreas, fazendo um trabalho interdisciplinar com o objetivo de ter a arte como meio de exploração de capacidades cognitivas, estimulando a fruição e a criação artística, e também discutindo direitos e deveres.

O lançamento do projeto, ocorrido em setembro nas escolas participantes, contou com a presença dos oficineiros e da banda Fúria Consciente, que juntos apresentaram uma amostra do que os alunos irão encontrar agora em outubro. São quatro oficinas oferecidas simultaneamente, onde cada aluno escolhe qual dos pilares da cultura hip hop deseja aprender: oficina de DJ, ministrada por DJ Leandro, que já tocou com MC Daganja e com Magary Lord, além de ser proprietário do FreedomSoulREC, principal estúdio especializado em Rap da Bahia; oficina de breakdance, com o B.boy Ananias, arte-educador e dançarino no  Blackitude – Vozes Negras da Bahia e na Liga Baiana de B.Boys e B.Girls; oficina de Rap, com a Mc Vivi Akuabá, educadora musical com formação em Canto Erudito/Coral pelo SESI, e em flauta doce através do projeto “Sopro Novo – Yamaha Musical do Brasil”; e a oficina de graffiti, com o graffiteiro e artista plástico Afro, que tem na bagagem diversos trabalhos com alunos de escolas da capital e que foi o responsável pelas ilustrações na fachada externa do Hospital Couto Maia.

Show de encerramento
O encerramento das atividades nas duas escolas é marcado pela realização de uma intervenção cultural promovida pelos alunos, que devem apresentar o resultado do aprendizado dos dois dias de oficinas. A ocasião também conta com o show da banda Fúria Consciente, nome de peso do Hip hop baiano que já participou de diversos festivais de música com grandes nomes da cena nacional e internacional, como Racionais Mcs (abrindo três shows), Ariana Puelo (Republica dominicana), MV BILL, e também o Ilê Aiyê, Lazzo Matumbi, e Gerônimo.

Festival Bigbands
O “Bigbands vai à escola” é um aquecimento para a programação do Festival Bigbands, que acontece entre os dias 22 e 28 de outubro e 03 de novembro, em Salvador. Tradicionalmente conhecido por promover uma programação cultural que agrega diversas atividades relacionadas à cultura e shows que possibilitam o intercâmbio entre bandas locais e de outros estados, e até mesmo países, o Festival Bigbands chega a seu quinto ano trazendo para Salvador grandes nomes da cena independente de música: as bandas Cabruêra (PB), Graforréia Xilarmônica (RS), e a baiana Headhunter D.C são algumas das atrações que se apresentam gratuitamente na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Já o encerramento do festival acontece no dia 3 de novembro, no Portela Café, Rio Vermelho, e é marcado pelos shows das bandas Macaco Bong (MT), Tentrio (BA), e, a já tradicionalmente convidada, Vendo 147 (BA), além da discotecagem do DJ BigBross.

Sobre o Quina Cultural
Quina Cultural é um coletivo de produção cultural que hoje é responsável por alguns dos principais festivais independentes de artes integradas e música na cidade, como “O Hoje é Dia de Esquina! Para Humanizar a Cidade”, “Bigbands” e o “Grito Rock” (etapa Salvador). O coletivo também atua como parceiro/colaborador do “Festival Digitália”, idealizado pelo produtor Messias Bandeira. Por ter em seu DNA alógica associativa e colaborativa, o Quina Cultural também é integrante de três importantes redes de cultura: a Unicult, que tem a missão de promover a formação continuada dos diversos operadores da cultura a partir da integração de iniciativas de capacitação; da Rede Brasil de Festivais Independentes; e do Circuito Fora do Eixo, rede de trabalho colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 80 pontos presentes nos 26 estados, que desde 2005 experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres para produzir cultura.

 

SERVIÇO
Bigbands vai à escola
Onde: Escolas municipais Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e Barbosa Romeu, em São Cristóvão.
Quando: 09 a 11 de Outubro (Teodoro Sampaio) e 17 a 19 de Outubro (Barbosa Romeu), das 8h às 12h e de 13h às 17h.
Quanto: grátis e exclusivo para os estudantes das escolas, mediante inscrições prévias.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Larissa d’Eça
(71) 8603-2083|9278-0478
e-mail: ascom.quina@gmail.com

 

Tags: , ,

Um Comentário para “Festival Bigbands promove oficinas de arte-educação em escolas de Salvador”

  1. Patrícia Caldeira disse:

    Olá,

    Adorei a proposta!! Gostaria que vcs nos dessem o prazer de uma visita!!
    Sou coordenadora da Escola Municipal Jorge Amado, que fica em Itapuã e atende alunos de Fundamental II (10 a 17 anos), residentes no Bairro da Paz.
    Fico no aguardo e desde já, agradeço!
    Patrícia Caldeira

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.