IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Sesab e Sepromi assinam a minuta da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra

A minuta sobre a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra foi assinada no dia 09 de julho de 2012, no gabinete da Secretaria da Saúde (Sesab) pelo secretário Jorge Solla e pelo secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio. O documento define os princípios, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão voltadas para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população no Estado da Bahia.

A minuta é fruto do trabalho do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra que é formado por membros do Governo do Estado da Bahia e de diversos segmentos e instituições da sociedade civil. O coordenador do comitê, Antônio Purificação, durante a cerimônia de assinatura apresentou o documento ao público presente e mostrou o panorama das questões de saúde da população negra na Bahia que também norteará a construção do Projeto de Lei.

Solla destacou que a saúde integral da população negra é uma das prioridades do governo estadual e “a Sesab está prestes a publicar o edital que irá contratar as instituições que farão o teste de anemia falciforme nas mulheres negras grávidas”. Segundo ele, com a consolidação desta política será possível combater as desigualdades em saúde que atingem a população negra de maneira concreta.

História – Sampaio lembrou que a assinatura da minuta além de ser algo inédito, é um fato histórico para sociedade e o Governo da Bahia, que propôs em 2007 a criação do comitê de saúde da população negra e agora “colhe” o resultado do trabalho organizado pelo grupo. “Nós estamos saindo da transversalidade e começando a ter a promoção da igualdade racial como princípio da política pública” pontuou o secretário da Sepromi.

Sirlene Vanessa de Assis, que faz parte do Conselho Estadual de Juventude e da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), salientou que ações como essa mostram o compromisso do governo com as questões de gênero e raça pautadas pelos movimentos sociais.  Muito emocionada ela utilizou uma estrofe da música de Raul Seixas para resumir o momento: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Esta política está em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, incluindo ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção dos agravos nas doenças mais prevalentes na população negra, bem como na promoção da gestão participativa, participação popular e estímulo ao controle social; além da produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

Após a assinatura ocorrida hoje, o documento tramitará ainda em algumas instâncias, até o envio do Projeto de Lei à Assembléia Legislativa pelo governador Jaques Wagner.

Tags: , , ,

Um Comentário para “Sesab e Sepromi assinam a minuta da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra”

  1. Esmeraldo Ramos Neto disse:

    Essa realidade precisa chegar ao conhecimento de toda a população de maneira mais rápida.

    Principalmente àqueles que ainda não têm acesso à Internet.

    De maneira impressa, se usando as Associações e movimentos de bairros para distribuição.

    Gostaria de conhecer o conteúdo dessa minuta e colaborar. Qual o caminho?

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.